Carne Seca com Cerveja - Menu Criativo

1 de dezembro de 2014

Carne Seca com Cerveja

Eu nunca vi alguém gostar de carne seca igual o marido. Gente, se eu disser para ele escolher o que comer durante 1 mês vou comer carne seca 15 dias! rs E eu que acho que carne seca dá um trabalhão para fazer e evito comprar, fiz essa receita  e já estou pensando em fazer de novo, porque olha, vou te contar: Ficou uma delícia! E por mais estranho que vocês achem, eu não coloquei cebola!
Vocês já estão me achando meio pinguça de tanto fazer receita com bebida alcoólica?? Eu já fiz costelinha na cerveja, bisteca bovina na cerveja, frango na cerveja e pasmem, iscas de carne com molho de whisky! Agora olhando a lista, até eu estou me achando meio pinguça! kkkk Mas vamos à receita que é o que nos interessa né?

receita de carne seca

Carne Seca com Cerveja
(Rende 4 porções - Tempo de Preparo: 1 hora e 30 minutos)

700g de carne seca cortada em cubos
2 colheres de sopa de alho
4 dentes de alho amassados
1 colher de chá de páprica picante
1 colher de chá de lemon pepper ou pimenta do reino
1/2 lata de cerveja clara (eu usei devassa)  (a outra metade o marido ou você mesma bebe!)

A carne seca vem salgada, então você tem 2 opções para dessalgá-la:

opção 1 - De um dia para o outro: na noite antes de fazer a receita, você coloca a carne seca em uma vasilha, cobre com água e leva à geladeira. Então a cada umas 4 horas você joga essa água fora e cobre novamente com água e volta à geladeira. Repita esse processo umas 5 a 6 vezes antes de começar a cozinhar.
opção 2 - No dia de fazer a receita, 1 hora antes, coloque a carne seca em uma panela, cubra com água e deixe ferver por 10 minutos. Jogue essa água fora, cubra com água novamente e deixe ferver por mais 10 minutos. Repita esse processo umas 4 ou 5 vezes antes de começar a cozinhar.

receita de carne seca com cerveja

Depois de dessalgar a carne vamos cozinhá-la: Coloque em uma panela de pressão toda a carne seca e cubra com água. Cozinhe por 30 minutos na pressão. (Conte 30 minutos depois que a panela começar a chiar e cozinhe em fogo baixo, AQUI tem dicas de como usar corretamente e com segurança sua panela de pressão)
Ela vai ficar assim:

carne seca na panela

É muito importante neste momento você experimentar e ver se está bom de sal, se ainda está muito salgada ou se está OK. Se estiver salgada, cozinhe mais 5 minutos na pressão com algumas batatas. Se estiver OK, passe para o próximo passo:
Agora vamos refogar a carne. Em uma panela, acrescente azeite e o alho e refogue até começar a dourar. Então junte a carne, a páprica, a pimenta e a cerveja.

receita de carne seca

Cozinhe por cerca de 3 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. A cerveja dá um sabor muito especial e ainda forma um molhinho que deixa a carne molhadinha!

carne seca na pressão

Eu servi com purê de batatas e beterraba (eu fiz o purê de batatas básico, mas adicionei junto do cozimento das batatas 1/2 beterraba pequena e depois amassei tudo junto)

2 comentários :

Gostou? Para receber receitas Grátis, deixe seu e-mail aqui:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...