Risoto de Bacon e Ervilhas Frescas - Menu Criativo - Receitas

24/03/2015

Risoto de Bacon e Ervilhas Frescas

Este fim de semana recebi 2 casais de amigos para jantar em casa e o menu escolhido foi Risotto. Não um, mas dois tipos diferentes de risoto. E administrando a bagunça e o tempo deu super certo!
Não tenho foto do passo a passo da receita porque o nível alcoólico não ajudou, mas vou deixar aqui as quantidades e como fazer ok?

Risotto de Bacon e Ervilhas
 
Risoto de Bacon e Ervilhas Frescas 
(Serve 4 pessoas - Tempo de Preparo: 1 hora)

1 cebola pequena bem picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de cúrcuma
300g de bacon em cubos pequenos (sem o courinho)
1 1/2 xícara de chá de ervilhas frescas congeladas
1 taça de vinho branco seco
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
1 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de manteiga para finalizar
1 litro de caldo de legumes (1 litro de água para 2 cubinhos de caldo)

Bom, para fazer risoto, a regrinha de ouro é: deixe sempre o caldo fervendo perto da panela onde você vai fazer o risoto.
Comece fritando todo o bacon em uma panela grande. Quando ficar douradinho, retire da panela, reserve e escorra o óleo que saiu do bacon. 
Na mesma panela coloque 1 colher de manteiga e refogue a cebola e o alho e a cúrcuma. Quando refogados, acrescente o arroz (Atenção: arroz arbóreo não se lava!!) , mexa por cerca de 30 segundos e então adicione o vinho.
Refogue até o vinho evaporar e então comece a colocar 1 concha de caldo e mexer. 
Agora você não para de mexer até o risoto ficar pronto!
Quando o caldo estiver secando, acrescente mais 1 concha de caldo e mexa... quando estiver secando, mais 1 concha... repita isso até o arroz estar quase cozido (se você provar o arroz, os grãos estarão levemente duro no centro). 
Quando o arroz estiver neste ponto ao dente, coloque mais 1 concha de caldo, adicione o bacon, as ervilhas e mexa por 1 minuto. Neste momento o arroz deve estar bem cremoso. 
Desligue fogo, acrescente 2 colheres de manteiga, o queijo e mexa tudo para que a manteiga e o queijo derretam e agreguem sabor ao risoto. 
Deixe descansar por 2 minutos e sirva!
ATENÇÃO! O risoto tem q ficar cremoso, quando você coloca no prato, ele dá uma leve espalhada, mas não solta água nem fica duro para enformar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.