Risoto de Frutos do Mar - Menu Criativo - Receitas

25/03/2015

Risoto de Frutos do Mar

Como prometido, hoje tem a receita do Risotto de Frutos do Mar, que ficou incrível de lindo! Ahh sim, e delicioso também. Segue aí a receita:

risoto camarão

Risoto de Frutos do Mar
(Serve 4 pessoas - Tempo de Preparo: 1 hora)

1 cebola pequena bem picadinha
2 dentes de alho picadinhos
2 colher de sopa de manteiga
300g camarão limpos
300g de lula em anéis
400g de polvo picado
1 colher de chá de colorau
1 taça de vinho branco seco
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de manteiga para finalizar
1 litro de caldo de legumes (1 litro de água para 2 cubinhos de caldo)

Repetindo: Para fazer risoto, a regrinha de ouro é: deixe sempre o caldo fervendo perto da panela onde você vai fazer o risoto.
Comece refogando todos os frutos do mar em 2 colheres de manteiga por 2 minutos (sério, 2 minutos e só! Conte no relógio ou seus frutos do mar vão ficar borrachudos). Depois de refogados, retire-os da panela e reserve.
Na mesma panela que já vai ter a manteiga do refogado, coloque a cebola e o alho e o colorau. Quando refogados, acrescente o arroz (Atenção: arroz arbóreo não se lava!!) , mexa por cerca de 30 segundos e então adicione o vinho.
Refogue até o vinho evaporar e então comece a colocar 1 concha de caldo e mexer. 
Agora você não para de mexer até o risoto ficar pronto!
Quando o caldo estiver secando, acrescente mais 1 concha de caldo e mexa... quando estiver secando, mais 1 concha... repita isso até o arroz estar quase cozido (se você provar o arroz, os grãos estarão levemente duro no centro). 
Quando o arroz estiver neste ponto ao dente, coloque mais 1 concha de caldo, adicione os frutos do mar (se tiver algum caldo na vasilha que você deixou os frutos do mar reservados, acrescente junto no risoto, pois ajuda a dar sabor) e mexa por 1 minuto. Neste momento o arroz deve estar bem cremoso. 
Desligue fogo, acrescente 2 colheres de manteiga e mexa tudo para que a manteiga derreta e agregue sabor ao risoto. 
Deixe descansar por 2 minutos e sirva!
ATENÇÃO! O risoto tem q ficar cremoso, quando você coloca no prato, ele dá uma leve espalhada, mas não solta água nem fica duro para enformar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.