Dica: Tipos de Feijão e Como Prepará-los - Menu Criativo - Receitas

21/10/2015

Dica: Tipos de Feijão e Como Prepará-los

Versátil e nutritivo, o feijão é um alimento muito presente na alimentação do brasileiro. É o principal acompanhamento do arroz e ingrediente base para diversas receitas como: virado à paulista, caldinhos e, claro, a tradicional feijoada
Eu pessoalmente AMO feijão. Sempre que viajo é a comida que eu sinto falta, aquela que antes de eu voltar de viagem já peço para minha mãe: Mãe, quando eu chegar, faz feijão!

como ganhar dinheiro receitas

O feijão também é fonte de proteína vegetal e rico em ferro. “Em uma concha de 80 g de feijão temos 1,04 mg de ferro, mineral que contribui para o desempenho em atividades intelectuais; fortalece o sistema imunológico, realiza o transporte de oxigênio para todos os órgãos e tecidos do corpo, além de promover melhor rendimento na prática de atividade física” destaca Beatriz Botéquio, nutricionista da Camil.

Tipos de Feijão

Feijão Carioca: Um dos mais consumidos no país, principalmente em São Paulo. Os grãos têm coloração bege, com listras marrons. 

Feijão Preto: Os grãos de coloração negra são ingrediente básico da deliciosa feijoada. É também muito consumido no Rio de Janeiro acompanhado de arroz branco. 

Feijão Rosinha: São grãos menores e cozinham mais facilmente. Sabor suave e que destaca o tempero. 

Feijão Bolinha: É também conhecido como feijão manteiga. Os grãos são macios e com coloração esverdeada.

Feijão Branco: Grãos maiores que os outros tipos de feijão. Após o cozimento proporciona um caldo cremoso. Essa variedade é muito utilizada em sopas e saladas. 

Feijão Fradinho: Grãos claros com uma pequena mancha na cor preta. Também conhecido como feijão de corda. É um tipo de grão que não forma muito caldo, por isso, é muito utilizado em saladas e é um dos ingredientes base do acarajé e do baião de dois. 

Feijão Jalo: Esse tipo de feijão tem grãos mais alongados, com o umbigo arroxeado. Tem o caldo mais denso e é muito consumido em Minas Gerais. 

Feijão Rajado: Tem grãos mais graúdos, rosados e com pintas mais escuras. Seu sabor é levemente adocicado. Essa variedade cozinha com facilidade e é indicada para ensopados.

preparar feijão caldo

Dicas para preparar o feijão

Cada tipo de grão possui um tempo de cozimento, principalmente por conta do tamanho. Abaixo você encontra algumas dicas para o preparo dos tipos carioca e preto: 

1. Para cozinhar mais rápido: Deixe os grãos de molho. Isso faz com que os grãos sejam cozidos mais rápidos, pois a água reidrata o grão deixando mais fácil de cozinhar. Para que cozinhem rapidamente o ideal é deixar de molho por até 12 horas. 

2. Para um caldo mais encorpado: Amasse alguns grãos de feijão enquanto tempera para garantir um caldo mais grosso. 

3. Excesso de sal: Cozinhe os grãos apenas com água, o sal dificulta o processo de cocção e deve ser acrescentado após o cozimento. Salgou demais? É só adicionar uma batata ao feijão e cozinhar por alguns minutos.


Dicas: Camil

Um comentário:

  1. Adoro feijão e gostei de saber mais sobre alguns tipos que não conhecia, aliás, quero experimentar também!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.