10 Melhores Destinos Gastronômicos do Mundo - Menu Criativo - Receitas

16/11/2015

10 Melhores Destinos Gastronômicos do Mundo

Se para você, a cozinha local é tão importante quanto o próprio destino ao planejar uma viagem, você está lendo o artigo certo!
A CNN convidou seus leitores a votarem no seu destino gastronômico favorito em uma enquete aberta na página do Facebook. Achei o artigo tão interessante que resolvi fazer uma tradução não literal aqui para vocês.
Claramente, a comida asiática conquistou os paladares nos dias de hoje. Com a exceção da Itália e da Grécia, todo o resto da lista é da Ásia.
Aqui estão os 10 melhores destinos culinários, juntamente com um rápido, mas muito importante resumo do que você vai ver (e comer) quando chegar lá.


1. Taiwan - 8242 votos 
A filosofia culinária em Taiwan é simples: coma muitas vezes e coma bem.
A capital de Taiwan, Taipei, tem cerca de 20 ruas dedicadas a petiscar. E depois há Tainan, mais antiga cidade de Taiwan, que muitas vezes é referida como sua capital de alimentos. 
Toda vez que você acha que encontrou o melhor bao na rua, o mais incrível fedorento tofu ou a sopa de macarrão mais deliciosa, há sempre outra loja de comida de Taiwan que supera. 

2. Filipinas - 1528 votos 
Abençoado com uma abundância de frutos do mar, frutas tropicais e cozinheiros criativos, há muito mais na comida filipina do que o detestável balut (embrião de pato).
A comida filipina não é tão conhecida como os outros pratos nesta lista, mas com mais de 7.000 ilhas e uma história colorida, este arquipélago tem alguns deliciosos pratos na sua história.
Adobo, por exemplo, é um prato onipresente em todos os lares nas Filipinas. É mexicana na origem, mas os filipinos descobriram que cozinhar a carne (geralmente de frango ou porco) em vinagre, sal, alho, pimenta, molho de soja e outras especiarias, era uma maneira prática de conservar a carne sem refrigeração.
Lechon é um porco inteiro assado no espeto sobre brasas, com a pele crocante, dourado-marrom servido com molho de fígado. 

3. Itália - 810 votos 
A comida italiana tem escravizado papilas gustativas ao redor do mundo durante séculos, com seus molhos de tomate picante, inúmeros tipos de massas  e sobremesas que são basicamente veículos para creme. 
Mas, apesar da exportação bem sucedida do "restaurante italiano", a idéia de uma cozinha italiana unificada é algo que muitos italianos rejeitam.
Em vez disso, existem pratos regionais, às vezes com gostos tão diferentes como você gostaria de encontrar entre os países.
Até mesmo os básicos diferem - massa com ou sem ovo, manteiga em abundância ou azeite de oliva.
Mas vamos ser honestos: se você pretende ir até a Sicília para devorar um arancini, fazer uma viagem especial para Nápoles para provar a melhor pizza do mundo ou tomar um trem para Modena só para saborear o melhor Parmigiano Reggiano do mundo, nenhum canto da Itália vai deixar seu estômago decepcionado. 

4. Tailândia - 470 votos 
Este é um país extremamente apaixonado sobre suas comidas. Com influências da China, Malásia, Indonésia e Mianmar, cozinha tailandesa é o melhor de vários mundos.
As combinações de muitas ervas e especiarias em cada prato produz sabores complexos que de alguma forma se reúnem como uma música orquestral.
Todo mundo está familiarizado com pratos como o curry verde, frango frito e pad Thai.
Para algo realmente saboroso, vá para a região nordeste do país  (Região de Isaan).
Os pratos populares da região Isaan incluem “tom som” (salada de papaia), larb moo (carne de porco picada com suco de limão, molho de peixe, folhas de hortelã, cebola, pimentões) e ko moo yang (pescoço de porco grelhado), que vem com uma incrível molho. 

5. Japão - 443 votos 
Os Japoneses aplicam a mesma precisão para a sua comida como eles fazem para sua engenharia. É impossível comer mal no Japão.
Onde mais as pessoas podem fazer uma viagem de fim de semana, com o único propósito de provar diversas variedades de um única prato?
A cozinha moderna japonesa, é uma atração turística em si, onde cada grande cidade tem seu próprio prato típico. 

6. Malásia - 265 votos 
Em alguns aspectos, a culinária da Malásia é semelhante a comida indonésia.
Uma vez que você está na Malásia deguste uma bela tigela de laksa, você vai esquecer rapidamente as preocupações da vida. 

7. Hong Kong - 236 votos 
Esta cidade é o lar de algumas das pessoas mais obcecadas por alimentos no mundo e produz uma série alarmante de itens alimentares que vão desde o tradicional aos alimentos globalizados.
A diversidade e grande número de restaurantes  de Dim Sum em Hong Kong é impressionante. 

8. Índia - 205 votos 
Quando uma cozinha utiliza especiarias em tal abundância, você sabe que você está lidando com cozinheiros dedicados ao sabor.
Não há regras para o uso de especiarias desde que resulte em algo delicioso. As variedades regionais são vastas. Há frutos do mar de Goa, há o Wazwan da Caxemira e há a riqueza do coconutty de Kerala. 

9. Grécia - 167 votos 
Como os mares azuis e edifícios brancos, as azeitonas pretas, o queijo feta, as saladas coloridas e carnes assadas são cartões postais perfeitos.
Presente dos deuses, o azeite é, sem dúvida, a maior exportação da Grécia, influenciando a maneira como as pessoas em todo o mundo pensam sobre alimentação e saúde nutricional. 

10. Vietnam - 162 votos 
O espectro de pratos vietnamitas é surpreendentemente refinado e diverso para um país tão pequeno.
Os pratos nacionais comuns variam dramaticamente na maneira que cada comunidade prepara. O mais barato e um dos mais deliciosos lugares para encontrar a autêntica cozinha vietnamita está em um mercado ao ar livre tradicional.
Barracas de comida executadas principalmente por mulheres oferecem delícias passadas de mãe para filha por gerações.

*Planeje sua viagem:

- Encontre passagens pela Passagens Promo
- Encontre onde ficar com a Booking.com
- Faça seu seguro viagem com a Seguros Promo
- Reserve uma casa pelo Airbnb
- Alugue um carro com a RentCars
- Já saia com internet no celular com a EasySim4U
* Usando os sites parceiros, nós recebemos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o blog sempre atualizado!

Um comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.