Cursos de Culinária - Menu Criativo - Receitas

07/12/2015

Cursos de Culinária


Nos últimos anos a culinária tem tomado um espaço no interesse das pessoas. É um mercado em ascensão, com crescimentos de novos ingredientes, novos restaurantes e até novos nichos antes inexplorados. 
Junto com este interesse pela culinária, veio também o interesse por receitas, pratos, tradições. E nem sempre este interesse segue acompanhado de competência ou treinamento, ou "jeito" para a cozinha.

curso de gastronomia comida como fazer

Então porque não procurar um curso de culinária livre, daqueles que não precisam de maiores práticas, a  não ser a vontade de aprender? 
Existem excelentes instituições em São Paulo com ótimos cursos livres:  

SENAC
O SENAC oferece mais de 50 cursos ligados à gastronomia, que agradam diversos gostos e estilos. Há aulas sobre comida italiana, pizzas, cupcakes, comida japonesa e até vinhos. Além disso, a instituição ainda oferece alguns cursos de capacitação, como o de Capacitação para Cozinheiro, Capacitação para Garçom, Formação de Baristas, Formação de Bartender, Formação de Sommelier de Cervejas, entre outros.

ACCADEMIA GASTRONOMICA
É uma escola prática, com bancadas individuais de trabalho onde cada aluno tem à sua disposição pia, fogão, utensílios e ingredientes necessários para a execução das receitas propostas. A escola oferece 5 modalidades de cursos: Cursos Extensivos, Cursos Especiais, Aulas Monotemáticas, Curso de Formação em Gastronomia e Cursos sob Medida. Dentre os temas dos cursos, destaque para Cozinha Vegetariana, Sabores Mediterrâneos, Churrasco e Cervejas, Formação em Gastronomia, entre outros.

ATELIER GOURMAND
A escola, que oferece aulas interativas e demonstrativas para amadores e profissionais, conta com estações de trabalho completas, com fogão, área de manuseio e enxoval de cozinha. Com uma grade extensa, os alunos encontram aulas (workshops) de todo o tipo. Além disso, o Atelier Gourmand oferece um curso profissionalizante, que visa proporcionar uma formação técnica de cozinheiro, exigida pela profissão de chef de cozinha.

ESCOLA SÃO PAULO
A Escola São Paulo é famosa por oferecer diversos cursos de diferentes áreas. Na gastronomia, há curso de Degustação de Cerveja, Alimentação Consciente, entre outros. Porém, é preciso sempre checar a programação para não perder nenhuma data.

CENTRO ESPECIALIZADO EM GASTRONOMIA
A instituição oferece cursos de especialização direcionados para quem já atua na área e para quem deseja se aperfeiçoar. Há ainda os chamados “cursos rápidos”, que têm duração de um dia e são ministrados por chefs conceituados a fim de oferecer rápido aprimoramento profissional. Os cursos são divididos em três categorias: Confeitaria/Panificação, Cozinha Quente e Bebidas.

ESCOLA DE CULINÁRIA E GASTRONOMIA NICOLAU ROSA
A Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa oferece dois cursos para os amantes da gastronomia: o Curso Básico Iniciante, que transmite aos alunos noções básicas de culinária com preparo de saladas, molhos, massas, além de abordar assuntos como higiene, arrumação de mesas e segurança na cozinha, e o curso de Capacitação para Chef de Cozinha, que já formou mais de 500 alunos.

ESCOLA DA ARTE CULINÁRIA LAURENT
Na Escola Laurent os cursos duram cinco dias e envolvem explicações teóricas e aplicações práticas. Os módulos são abrangentes e envolvem todos os tipos de conhecimento necessários a um cozinheiro. No Básico, por exemplo, o aluno aprende a cortar legumes corretamente, fazer embalagens, arrumar uma câmara fria, usar temperos, organizar uma praça de trabalho, entre outras coisas. Já os demais módulos ensinam a trabalhar as carnes, aves, peixes, molhos, sopas e cremes, tratam de temas como cozinha molecular, a técnica de cozinhar no vácuo, saber utilizar um forno de alta precisão, organização de eventos e banquetes, entre outros.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.