5 Maneiras Diferentes de Fazer Café - Menu Criativo

26/07/2016

5 Maneiras Diferentes de Fazer Café

Você gosta de café? Aqui em casa somos viciados! E você gosta daquele café passado no coador ou o expresso? Sabia que existem muitas formas diferentes de se fazer o nosso cafézinho de todo dia? Hoje vou falar um pouco sobre 5 maneiras de se fazer café e a diferença (de preparo e resultado final) de cada uma delas! 

Café Turco

O método é muito simples: coloca-se o pó juntamente com a água e o açúcar para ferver. O café é fervido algumas vezes e então servido sem coar. Apenas é necessário esperar o pó "baixar". 
Moagem: bem fina.
Torra: média a escura.


Filtro de papel

É o método mais tradicional brasileiro, juntamente com o coador de pano. Você ferve a água com o açúcar e então despeja em um filtro onde o café está. O filtro não permite que os resíduos de café passem.
Moagem: fina, tipo açúcar refinado. 
Torra: indiferente.

Cafeteira Italiana ou Moka

O processo de preparo é bem simples. Na parte de baixo da cafeteira, coloca-se água e, na parte de cima, em um recipiente furado, o café. Depois, a parte de cima é rosqueada e a cafeteira, colocada no fogo. Quando a água entra em ebulição, passa pelo pó e o líquido que sobe já está pronto e fica armazenado na parte superior. 
Moagem: média/grossa.
Torra: indiferente.

Cafeteria Francesa ou French Press

O processo de elaboração do café com esse tipo de cafeteira consiste em colocar o pó no fundo e misturar com água quente, deixando a mistura descansar por alguns minutos. Depois, é só empurrar o êmbolo para baixo para que o café seja filtrado. 
Moagem: grossa.

Torra: escura.

Máquina de Expresso

Nela a água passa pelo pó com uma alta pressão, resultando em um café encorpado e forte.

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.