Dicas de Alimentação para Crianças - Menu Criativo - Receitas

29/09/2016

Dicas de Alimentação para Crianças

Eu não sou mãe, mas convivo com mães de filhos de idades variadas, desde bebês até adolescentes e bem sei a dificuldade que elas ainda encontram ao tentar introduzir novos alimentos ou mesmo fazê-los comer.
Normalmente crianças até 2 anos aceitam quase tudo, mas depois começam a negar até mesmo alimentos que antes eles comiam. Isso é normal, pois o metabolismo da criança começa a mudar e ficar um pouco mais lento, ela começa a perceber melhor o gosto dos alimentos e já consegue ter opinião própria do que gosta ou não.

receitas infantil

Conversando com mães e profissionais, cheguei a 10 dicas importantes de alimentação infantil:

1. Respeite o horário que a criança tem fome. Insistir em fazê-los comer quando não tem fome, pode piorar a situação.
2. Faça da refeição um momento tranquilo e agradável. A criança não pode associar a alimentação com stress. 
3. Dê pequenos lanches, mas evite alimentar demais a criança entre as refeições principais, isso garante que ela tenha apetite na hora certa.
4. Não faça trocas, como prometer sobremesa depois que ela comer toda a salada, isso cria uma ilusão que a sobremesa tem mais valor (psicológico) que a salada.
5. Tente dar frutas pelo menos 3 vezes na semana, mesmo que seja em forma de sucos, saladas de frutas, vitaminas.
6. Não substitua refeições por doces, milkshakes, salgadinhos. A criança tem que entender a diferença entre o momento de café/almoço/janta e os lanches.
7. Se a criança consegue comer sozinha, mesmo que faça bagunça, deixe-a ser independente.
8. Sirva pequenas porções, pois comida demais no prato pode assustar algumas crianças, se necessário, sirva a criança 2 vezes, sempre elogiando-a por ter comido.
9. Faça refeições coloridas e indique os nutrientes à criança. Elas gostam de aprender, então nada como dizer que o espinafre tem ferro e faz a criança ficar forte como o Popeye. rsrs
10. Alguns alimentos não são muito bem aceitos, como brócolis, fígado, beterraba. Experimente alterar a forma como eles são feitos. Patê de fígado, brócolis ralado e feito bolinho, etc. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.