Tomate Confit - Menu Criativo - Receitas

28/11/2016

Tomate Confit

Existe uma técnica culinária chamada confit, que é um cozimento lento e em baixa temperatura em óleo, azeite ou outro tipo de gordura. 
Antigamente, confitar era uma forma de conservar alimentos, como frutas, legumes e carnes. Hoje em dia é mais usada para concentrar os sabores de um alimento.
Foi uma amiga quem me apresentou o tomate confit pela primeira vez a alguns anos e foi amor assim que provei. Os tomates ficam adocicados e muito saborosos. 
Como eu pretendia fazer um sanduíche mais elaborado (e fiz, vai ter receita logo) resolvi testar a receita desta minha amiga dando meus pitacos, lógico. 

O preparo do confit de tomate é extremamente fácil e vale a pena fazer pelo resultado final. Indico essa receita para ser usada em pizza, lanches, tortas, saladas, etc.

tomate confit

Tomate Confit
(Tempo de Preparo: 40 minutos)

300 a 400g de tomates (indico fazer com o tomate cereja ou sweet grape, que ficarão inteiros e mais saborosos, mas se quiser usar tomate italiano, é só cortá-los em 4 partes)
8 dentes de alho descascados
1 colher de café de sal
pimenta do reino a gosto (opcional)
1/2 xícara de azeite
ervas a gosto (usei um pouco de tomilho somente no final)

Coloque os tomates em uma assadeira ou travessa que possa ir ao forno de um tamanho que não fique muito espaço entre os tomates e também não fiquem sobrepostos.

tomate confitado receita

Coloque junto os alhos, o sal, a pimenta e então regue tudo com o azeite. Leve ao forno baixo (o mais baixo que seu forno ficar (o ideal é cerca de 120, 150º C) por 40 minutos.
Após 40 minutos, retire do forno, adicione ervas a gosto, espere esfriar e use.

confit 2016

Para armazenar, coloque em um frasco hermeticamente fechado e mantenha em geladeira. 

confit de pato

Um comentário:

  1. Eu uso também como molho para massas. Às vezes deixo inteiros; outras esmago com o garfo. Fica delicioso e muito leve!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.