Guia de Hospedagem: Hotel, Hostel e Outras Opções - Menu Criativo

24/02/2017

Guia de Hospedagem: Hotel, Hostel e Outras Opções

Meu amor por viagens começou em 2010 e de lá pra cá já conheci tantos lugares incríveis... Eu sei muito bem que uma viagem pode ser cara, neste post dei dicas de como conseguir encontrar passagens mais baratas, então hoje eu vim dar algumas dicas de hospedagem.
Como costumo dizer, tudo depende muito do seu orçamento e seu estilo em viagens. Há pessoas que tem um orçamento muito restrito, outras gostam de lugares confortáveis e estilosos. 


Eu diria que meu estilo de viagem não é nem um extremo nem outro. Eu me identifico com as viagens de baixo custo, mas com algum conforto. 
O que quero dizer com isso? Eu não me importo de ficar em Hostel, mas como viajo com o marido, nós preferimos ficar em quarto privativo em hostels ou hotéis e pousadas sem luxo e de baixo custo. Muita gente nem sabe da opção de quartos privados em hostels. Eu costumo dizer que só preciso de um bom chuveiro e uma cama confortável, pois normalmente só vou para o hotel para dormir.
Ficamos em hotéis somente se o valor foi muito bom, senão o hostel é nossa primeira opção, ou pousadas.
Então qual a diferença entre eles? Vamos lá: 

Hotel

Esta é a primeira opção da maioria das pessoas ao planejar uma viagem. Ao hospedar-se em um hotel, você terá conforto e serviços variados para aproveitar. 
Normalmente são suítes com TV, telefone, frigobar e serviço de quarto.
Se você busca ainda mais conforto, há hotéis que oferecem academia, estacionamento e lavanderia, além de outros atrativos como piscina, bar, restaurante e assistência turística.

Pousadas

As pousadas normalmente oferecem as mesmas acomodações dos hotéis, a grande diferença é que normalmente hotéis tem mais quartos e andares, enquanto as pousadas contam com menos quartos e atendimento um pouco mais pessoal, até mesmo por terem menos hóspedes.

Resorts

Os resorts são hotéis com uma grande infraestrutura de lazer e entretenimento para seus hóspedes, geralmente incluindo recreação, serviços de estética, atividades físicas monitoradas e um convívio maior com a natureza do local sem nem precisar sair do empreendimento. 
Alguns resorts contam com praia ou lago/rio privativo.  

Hostels

Também conhecidos como albergues, os hostels vêm conquistando a cada dia mais viajantes. 
É um tipo de acomodação onde o dormitório e o banheiro podem ser individual ou coletivo. 
Você pode optar por ficar em quartos com mais pessoas e pagar um valor baixíssimo por isso. 
Há áreas sociais, como salas de TV ou de jogos e cozinha. Você pode se juntar com outros hospedes e cozinharem juntos enquanto conversam e trocam experiencias. Socialização é a palavra chave. 
Esse tipo de hospedagem é ideal para aqueles que querem fazer uma viagem mais econômica ou não buscam grandes regalias.


Aluguel de Quartos, Apartamentos ou Casas

Já existem vários sites com opção de alugar apartamentos ou casas no local onde você vai viajar. O site AirBnb e Couchsurfing são exemplos.
Você pode alugar desde quartos até a casa toda. Neste tipo de site, o contato é feito diretamente com o proprietário e após a estadia, proprietário e locatário dão notas um ao outro, deste modo, foma-se um tipo de rede social entre os usuários.
Alguns buscadores de hotéis já contam também com aluguel de casas ou apartamentos. Foi pelo Booking que encontrei um apartamento enorme para alugar por 5 dias na Polônia por metade do preço de qualquer hotel e pelo mesmo preço de um hostel. 

E qual vale a pena? 

Como disse anteriormente, tudo depende do seu orçamento e do seu estilo de viagem, depende se viaja sozinho ou não, depende até se você é uma pessoa sociável ou mais retraída. 
O que vale a pena é pesquisar, analisar as acomodações, comparar os preços e escolher o qual você se sinta mais confiante. 

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.