Como Fazer Hambúrguer Artesanal Caseiro - Menu Criativo

05/05/2017

Como Fazer Hambúrguer Artesanal Caseiro

Nada mais suculento do que um hambúrguer feito em casa. Atualmente as carnes congeladas de caixinha têm dado lugar a iguarias com toque gourmet, um dos lanches prediletos do brasileiro. Para degustar um sanduíche daqueles, basta passar no mercado e comprar alcatra, contra-filé e outras carnes para fazer um blend perfeito com cortes magros e gordos, em uma proporção equilibrada que confere mais sabor.

Foto by Niklas Rhöse | Unsplash

O bife arredondado frito tem seus primeiros registros na região dos Bálcãs e oeste da Turquia, no início do século XIX. Apesar da fama da origem norte-americana, o hambúrguer vem de Hamburgo, na Alemanha: os imigrantes trouxeram o “bife ao estilo hamburguês” para os Estado Unidos também no século XIX. Com o tempo, foi acrescentado o pão para compor o sanduíche mais famoso do mundo.

Sim, é possível preparar um hambúrguer profissional: anote os ingrediente e o modo de preparo desse prato super prático e gostoso!
Passo a passo: como preparar um hambúrguer gourmet em casa


1º passo: Comprando as carnes


Na hora de comprar suas carnes, dê preferência sempre a estabelecimentos comerciais de sua confiança. Você vai precisar de mais de um tipo de carne até chegar ao sabor e consistência ideais. É preciso equilibrar a quantidade de gorduras nesse tipo de prato. Você vai precisar de:

  • Meio quilo de alcatra (confere maciez)
  • Meio quilo de contra-filé (confere a gordura necessária para dar sabor)

Solicite ao açougueiro para limpar bem as carnes e moê-las juntas duas vezes. Isso vai facilitar bastante na hora do preparo e já fazer o blend necessário. Esta receita rende 12 porções. 


2º passo: Moldando os bifes


Ao chegar em casa, separe a carne moída e modele-as na forma circular: neste momento não é necessário acrescentar tempero ou sal. Pegue cada bolinho e, jogando de uma mão para outra, bata bem o bife para jogar ar para seu interior, o que vai impedir os sulcos de “escaparem” na hora de fritar. O tamanho do hambúrguer dependerá do tamanho do pão: caso sejam brioches, o bife será menor; já o pão tradicional de gergelim pede uma carne maior.


3º passo: Temperando a carne


É hora de temperar os bifes com sal a gosto e pimenta do reino. Salpique bem e distribua os temperos de forma homogênea dos dois lados do hambúrguer.



4º passo: Fritando o hambúrguer



Pré-aqueça uma frigideira em fogo médio-alto por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, coloque os bifes para fritar. Antes de virar, aguarde alguns momentos até surgir uma casquinha na superfície do hambúrguer. Selar a carne é fundamental para impedir que o calor expulse os sulcos das fibras, responsáveis pelo sabor e pela maciez.

Enquanto frita, fure os hambúrgueres e jogue margarina derretida por cima. Utilize uma escumadeira para pressionar a carne contra a frigideira, para cozinhar bem. Após um lado estar completamente selado, coloque mussarela, cheddar ou outro queijo de sua preferência. Jogue um pouco de água e abafe a frigideira com uma tampa para derreter o queijo. Incremente com salada, molhos e pronto, seu hambúrguer artesanal está perfeito para ir para a mesa!

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.