Dicas de Empratamento - Menu Criativo - Receitas

22/05/2017

Dicas de Empratamento

Comemos primeiro com os olhos... Quem nunca ouviu isso? E é verdade! Sempre que vamos a um restaurante e o prato chega, nossos olhos chegam a brilhar com a beleza do prato, até ficamos com mais fome! 
E porque em casa não pode ser igual? Eu adoro servir um prato bonito, apetitoso... Até mesmo o meu prato eu faço bem bonitinho, arrumado. 
É uma forma de carinho e de valorizar seu trabalho e sua comida. 


O prato é a moldura da apresentação. Há muitos tamanhos, formas, cores e padrões disponíveis no mercado. A comida não deve ocupar o prato todo, deve ficar dentro das bordas do prato e o ideal é ocupar 2/3 do prato. A porção deve parecer suficiente e não diminuta. 
A maioria dos chefs usam pratos brancos sólidos para mostrar melhor a comida. 
Outra opção é usar um prato de cor totalmente oposta à comida, como um prato azul marinho para um caldo de abóbora.


Sempre considere a cor dos itens (proteína-acompanhamentos) como uma parte importante do empratamento. Por exemplo, o peixe branco com um molho de creme, servido com batata cozida e couve-flor no vapor podem ter um sabor muito bom, no entanto, ele parece muito monótono, pálido e simples. Devemos tentar sempre ter uma variedade de cores no prato. 
Tente sempre variar com verduras e outros vegetais coloridos, como cenoura, pimentão e beterraba. 


Quando empratamos, devemos decidir sobre um ponto focal. Isto não tem necessariamente de ser o centro do prato. Se for tirar foto, este ponto principal deve sempre ser o foco principal da foto.
Outra coisa a decidir é o principal item no prato - normalmente é a proteína – e deve ter destaque na apresentação.
Ao receber um prato, a pessoa deve conseguir identificar todos os principais ingredientes, então pode-se arrumá-los para isso.

Estou ainda aprendendo sobre empratamento e fotos de comida, mas já estou adorando!

Um comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.