Como Harmonizar Queijos e Cervejas - Menu Criativo - Receitas

27/07/2017

Como Harmonizar Queijos e Cervejas

Aos poucos, as cervejas artesanais vêm conquistando o coração dos brasileiros e ganhando novas alternativas de harmonização. Assim como os vinhos, as cervejas ficam ótimas se bem harmonizadas com queijos e pode ser uma boa troca para dias mais quentes.
Degustá-las com queijos pode ser uma nova e interessante experiência, cujas diferentes texturas e sabores resultam em uma experiência gastronômica imperdível.

A Barbosa e Marques, fabricante dos produtos Regina, reuniu algumas dicas de harmonização. Confira:


Dicas para uma boa harmonização

Os queijos devem ser servidos preferencialmente na temperatura ambiente;
Se a degustação ocorrer com diferentes tipos de cerveja, é interessante escolher queijos variados e colocá-los em recipientes separados;
A degustação deve ocorrer do mais suaves para o mais forte (conforme lista abaixo)

Queijo Minas

Escolha entre Minas Padrão ou Quartirolo para harmonizar com cervejas de baixo corpo e amargor assertivo, como as Helles Alemãs e as Pilsners Tchecas.

Queijos de Fungo Branco

Queijos maturados com fungo branco, como o Brie são untuosos e saborosos. A combinação perfeita fica a cargo das cervejas de trigo Belgas (Witbier) ou Alemãs (Weissbier). O dulçor da bebida e seu leve amargor junto a untuosidade dos queijos é uma excelente aposta. Outra opção são as cervejas frutadas e ácidas.

Queijos semi-macios

A combinação entre queijos semi-macios, como Colonial e cervejas carameladas como a Pale Ales, tanto americanas como inglesas, devido a seu presente amargor.

Queijos curados

Queijos curados, com sabores mais intensos, como o Reino, pedem cervejas também mais intensas. As India Pale Ales, com seu amargor intenso trabalham muito bem com a gordura do queijo, ajudando a limpar o palato. E as belgas como Saison e Tripel, têm sabores similares aos dos queijos, possuem potência para limpar o palato e ainda complementam a harmonização com os seus aromas.

Queijos fungo azul

Queijos de fungo azul , como Gorgonzola são muito potentes em aromas e sabores. Para acompanhá-los a melhor opção são cervejas também potentes e com dulçor residual para equilibrar com o salgado do queijo, como a Stout.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.