Saiba mais sobre o Trigo - Menu Criativo - Receitas

21/07/2017

Saiba mais sobre o Trigo

Julho é o mês do panificador (08), da pizza (10) e do biscoito (20), então a Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo) dá uma mãozinha para conhecermos um pouco mais sobre esse cereal rico em carboidratos: 

O processo de moagem do grão dá origem a uma proporção de, em média, 75% de farinha e 25% de farelo de trigo.

No Brasil, encontramos nos pontos de venda ao consumidor a Farinha Integral, produzida a partir da moedura do grão inteiro e contém alta quantidade de fibras que promove maior absorção de água, e a Farinha Tipo 1 com suas derivações premium ou especial e com fermento. Nestes casos, a moagem do grão de trigo é realizada retirando o máximo do miolo com um mínimo de farelo da casca, contendo principalmente carboidratos (amido) e proteínas (glúten).

“De modo geral, para a confecção de produtos artesanais domésticos, estas opções proporcionam excelente resultado em pães, pizzas e biscoitos”, esclarece Luiz Carlos Caetano, diretor técnico da entidade.

Conheça as diferenças, propriedades e benefícios do trigo e de cada tipo de farinha na alimentação:



Farelo – fonte de fibras insolúveis, vitaminas do complexo B, zinco e potássio, entre outros minerais, o farelo de trigo acelera o trânsito intestinal e ajuda a reduzir o risco para de câncer nesta região do organismo.

Gérmen – também conhecido como o embrião do grão, comercializado na forma de farelo ou óleo, é considerado uma excelente fonte de vitamina E, nutriente antioxidante que auxilia no combate aos radicais livres e contribui na redução do envelhecimento dos vasos sanguíneos, o que proporciona uma maior longevidade do sistema circulatório. Rico em vitaminas do complexo B, em especial a B1 ou tiamina, que é fundamental na metabolização da glicose, em especial para os diabéticos.

Endosperma – localizado na parte intermediária do grão, entre o farelo e o gérmen, é utilizado como base para fabricação da farinha de trigo e está presente nas receitas de massas, pães, bolos e biscoitos. Atualmente, a tradicional farinha é encontrada em nos mercados em várias versões, por exemplo com a adição de fermento, orgânica, entre outras.

Farinha de trigo branca – considerada uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, é indicada para ser consumida no dia a dia, pois contribui para a digestão e manutenção da boa forma. Fonte de carboidratos, também ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável e controla os níveis de colesterol.

Farinha de trigo integral – obtida pelo acréscimo do farelo à farinha branca, ou extraída no início do processo de moagem, além de ser fonte fibras, possui altos teores de vitaminas, sais minerais e proteínas, fatores que ajudam a reduzir o estoque de gordura no abdômen e diminuir os riscos de doenças cardíacas.

Fonte: Abitrigo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.