Tipos de Cogumelos - Menu Criativo - Receitas

13/07/2017

Tipos de Cogumelos

Eles são simples, saborosos, delicados, têm muitos nutrientes, e baixas calorias: os cogumelos podem participar de diversas receitas no dia a dia, ficam uma delícia recheados, como entrada, ou fazendo parte do prato principal, dando um sabor diferente à receita.Em seus inúmeros tipos (que se diferenciam por formatos, tamanhos, cores, sabores e aromas) eles também se destacam pelos benefícios que trazem à saúde.

Portobello

Preferido dos franceses, é a versão madura do champignon. Daí o tom amarronzado. Com textura mais firme, pode ser usado na grelha ou na brasa. A sugestão é rechear com ervas, azeite e queijos, como o brie.

Champignon ou Cogumelo Paris

É o mais consumido no Brasil, conhecido apenas como champignon. Quanto maior, mais intenso é seu sabor. Está presente em saladas e diversas receitas, sendo ingrediente destaque no estrogonofe. Pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva.


Shimeji

A cor do chapéu varia do branco ao cinza-escuro, mas não há diferença no sabor. É menorzinho e cresce em buquês. É bastante resistente ao cozimento e muito usado na culinária japonesa. O gosto fica mais intenso se salteado na manteiga.

Shiitake

Agrada muito pelo sabor e pela textura. A consistência esponjosa absorve o sabor de outros ingredientes. Vai especialmente bem em receitas encorpadas, como molhos e risotos. Maior e mais escuro do que o champignon, pode acompanhar pratos ou ser servido sozinho. É o segundo mais consumido no mundo.

Porcini

O mais vendido do mundo, também conhecido como Funghi Secchi, Ele é rico em proteínas e aminoácidos que ajudam a acelerar o metabolismo. Usualmente ele é encontrado desidratado e é muito usado em risotos.

Hiratake ou Ostra

Esta espécie é encontrada nas matas brasileiras. Seu chapéu pode medir até 10 centímetros de diâmetro e as cores variam entre branco, marrom, cinza, amarelo e salmão. Ele tem sabor delicado. A sugestão dos especialistas é consumi-lo cozido ou empanado, em forma de tempurá.

Pleorotus Salmão

Pela coloração alaranjada que explica seu nome, é bastante utilizado na decoração dos pratos. É firme e tem sabor acentuado. Além de enfeitar, vai bem no preparo de molho para massas. Pode ser encontrado fresco e desidratado.

Famoso, Lindo e Venenoso

Quem aqui já jogou Super Mario Bros deve se lembrar do simpático cogumelinho que faz com que Mario dobre de tamanho... Pois bem, ele é bastante perigoso. 
Seu nome é Amanita Muscaria, um cogumelo com grande chapéu vermelho e pequenas incrustações brancas, é venenoso, podendo causar alucinações, estado de coma ou, dependendo da quantidade, até mesmo matar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.