10 Dicas ao Fazer Compras nos Supermercados - Menu Criativo - Receitas

01/10/2020

10 Dicas ao Fazer Compras nos Supermercados

Todos estamos vendo a mudança de preços nos mercados. Com quem conversamos sobre isso reclama como tudo está ficando caro. É necessário se esforçar para conseguir economizar e fazer boas compras. 
Planejamento e um pouco de pesquisa podem ajudar muito na hora de ir ao supermercado, então listo hoje 10 dicas para te ajudar nas compras:


1- Não saia de casa sem uma lista

É muito importante se manter focada e sair de casa sabendo o que você realmente precisa. Uma lista por escrito é fundamental antes de ir fazer compras. Dê uma organizada na despensa e anote o que é necessário comprar. 
Nada pior que chegar no mercado e pensar: será que tem farinha? E agora? compro ou não? Ah, melhor comprar... chega em casa e tinha farinha. Pronto, lá se foi um item a mais no preço final.

2- Faça compras em atacados

Os atacados normalmente tem melhores preços em compras de maior volume. Nem tudo você irá usar, mas principalmente produtos de limpeza valem a pena. Uma caixa inteira de pastas de dentes pode ser cara hoje, mas de um jeito ou de outro você irá usar e com certeza essa mesma pasta de dentes estará mais cara daqui um ou dois meses.
Outra opção é dividir a compra com parentes ou amigas. 

3- Acompanhe as promoções

Existem aplicativos e sites com as promoções dos mercados, então vale a pena acompanhar essas promoções para saber o dia certo de ir às compras ou até mesmo como comparação entre supermercados.

4- Cuidado com as promoções

Parece estranho eu dizer para acompanhar as promoções e logo em seguida para ter cuidado com elas, mas sim, isso é real. 
Mercados colocam um item em local estratégico em promoção, por exemplo, vinagre da marca X (normalmente uma marca conhecida) em promoção, mas se você for até a prateleira de onde ficam os vinagres, podem existir outros vinagres da marca Y ou Z mais baratos. 
Se você não se importar com a marca, vale ficar atenta e sempre conferir na prateleira para comprar o mais barato.

5- Faça cálculos

Parece absurdo, mas você pode ser enganada de várias formas se não começar a observar e fazer cálculos. Olha só 2 exemplos: o pacote de papel higiênico com 12 rolos e o de 16 rolos pelo mesmo valor. Você compraria o de 16 rolos, né? Mas você observou a metragem do rolo? Existem rolos de papel higiênico com 60, 30 e pasmem, já vi com 20 metros! Se os rolos do pacote de 12 metros forem maiores, pode ser que vale a pena levar esse.
Outro exemplo: iogurte natural 900ml e iogurte natural de 1 litro. compare os preços e as quantidade para não levar menos pagando mais. 
Ah, em falar em iogurte, bebida láctea (que é mais barata) não é iogurte! Leia aqui: Bebida láctea x Iogurte

6- Dê uma chance às linhas dos mercados

Eu já fui muito bem surpreendida pelas marcas próprias dos mercados. Vale a pena dar uma chance a eles: Qualitá, Taeq, Dia%, Carrefour, entre outras.

7- Cheque as prateleiras "perto do vencimento"

Quase todo supermercado tem uma (ou mais) prateleiras de produtos perto do vencimento. Se for algo que você já vai comprar e realmente usar, sempre vale a pena, pois os preços são bem baixos. Agora não vale levar só porque está barato.

8- Fazer é mais barato que comprar

Sempre que puder, faça sua própria comida. Além de muito mais saudável é bem mais barato cozinhar seu feijão ao invés de comprá-lo pronto na caixinha, fazer seu hambúrguer ao industrializado, entre muitas outras coisas.

9- Converse

Fale com parentes, amigos, vizinhas. Pergunte onde eles fazem as compras, quais marcas usam. Você pode ter muitas dicas de pessoas que confia e assim conseguir economizar.
Eu mesma já troquei o amaciante (eu era fiel a uma marca) por indicação de uma amiga, depois que eu comentei que a roupa dela estava cheirosa. 


10- Não vá fazer compras com fome

Parece óbvio, mas não é. Não vá as compras com fome. Existem estudos que comprovam que compramos mais produtos sem necessidade quando fazemos compra com fome. 
O cérebro entende que ele precisa de comida e você, no impulso, vai pegando...

Um comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.