6 Erros que Você está Cometendo com sua Tábua de Corte - Menu Criativo - Receitas

06/11/2017

6 Erros que Você está Cometendo com sua Tábua de Corte

Se você cozinha, há uma boa chance de ter uma (ou mais) tábua de cortar na sua cozinha. 
As tábuas de corte são uma necessidade básica de cozinha, e sempre há algumas dúvidas sobre elas: Qual melhor tipo? Eles são laváveis? Qual o melhor tamanho? E muitas vezes cometemos erros com elas, então que tal acabar agora com os erros que você está cometendo com sua tábua de corte?


Você corta carnes e vegetais na mesma tábua

Evite a contaminação cruzada usando placas de corte separadas para carne e aves e vegetais. Considere um sistema de codificação de cores, por exemplo: usando apenas uma placa de corte de plástico vermelho para carnes crus e uma verde para vegetais. Se você preferir as tábuas de corte de madeira, codifique a cor com uma marcação de tinta ou esmalte, que irá segurar-se debaixo da água.
Ou use tábuas diferentes para cada item.

Você está cortando em uma placa de corte escorregadia

A tábua de corte deve ser segura, e isso inclui não escorregar e ficar se mexendo enquanto você corta. Coloque uma toalha de papel úmida debaixo da sua tábua de cortar. (Não use toalha de cozinha - qualquer coisa muito grossa ou desigual fará com que sua placa se torne bamba. E isso também não é seguro)

Você está usando o tamanho errado

Tábuas muito pequenas também podem se tornar inseguras. Dê-se espaço enquanto você está cortando para não acabar se cortando. Para se certificar de que sua tábua de corte é grande o suficiente, coloque sua faca diagonalmente em toda a placa. Se o comprimento da faca for maior do que a tábua de corte, não é a ideal; a superfície da tábua deve ser um pouco maior do que a faca.

Você está colocando na máquina de lavar louça

Quer se trate de madeira ou plástico, as tábuas de corte não devem entrar na máquina de lavar louça, onde têm exposição prolongada ao calor e água, o que pode causar deformação e rachaduras. Em vez disso, esfregue suas tábuas de corte em água com sabão quente e, quando quiser ser extra seguro (como depois de cortar carne crua), deixe a sua tábua imersa em uma solução de 1 parte de vinagre para 4 partes de água antes de lavar.


Você está cortando em vidro, mármore ou metal

Estas tábuas de corte são puramente decorativas: seus materiais vão tirar o fio de suas facas com uma velocidade incrível. Além disso, elas são bem escorregadias e as de vidro ainda tem o perigo de cair e se quebrar.

Você está acumulando suas tábuas de corte antigas

Uma vez que suas tábuas de corte começam a desenvolver sulcos profundos ou entalhes que são difíceis de limpar - e fácil para que as bactérias vivam - é hora de substituí-las. Sem dó!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.