Como Esterilizar Potes de Vidro - Menu Criativo - Receitas

01/11/2017

Como Esterilizar Potes de Vidro

A conserva caseira é praticada há gerações, uma vez que é uma ótima maneira de preservar alimentos e aproveitar a abundância dos produtos da temporada, pois você pode transformá-los em geléias, pastas, conservas e mais.
No entanto, pode haver riscos se você não tomar as medidas necessárias para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Garantir que os frascos de vidro que você usa são esterilizados é uma das coisas mais importantes a serem feitas ao preservar os alimentos desta maneira.

esterilizar pote vridro
Foto: cafemama


Como Esterilizar Frascos de Vidro

Use apenas aqueles que são feitos especificamente para uso em conservas, outros podem não ter a espessura do vidro suficiente ou não serem capazes de suportar o calor gerado pelo processo ou do calor do produto preenchido no interior, e com isso quebrar ou trincar.
Verifique se há trincas no pote, e se encontrar, descarte-os, pois estes podem ser perigosos para usar, uma vez que são mais susceptíveis a quebrar durante o processo de embalagem ou permitir que as bactérias apareçam após eles serem selados.

Lave bem com água quente e com sabão e enxágue bem para remover todos os vestígios de detergente. 
No dia que for usar os potes, coloque-os abertos, com a boca para cima, no fundo de uma grande panela. Coloque também as tampas dentro da panela. Preencha com água quente até que cubra pelo menos 1 ou 2 dedos acima deles. Cubra a panela com a tampa, leve ao fogo e deixe ferver durante 10 minutos. 
Quando terminar, apague o fogo, deixe-os na água quente e comece o processo de enchê-los: Retire o frasco e a tampa da água com cuidado para não se queimar (use uma luva de silicone ou um pegador). Não toque na borda do frasco ou da tampa.
Certifique-se de preencher o pote rapidamente com seu produto após retirá-lo da água quente para evitar a contaminação por bactérias no ar.
Feche o frasco e deixe-o de ponta cabeça até esfriar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.