Flores Comestíveis - Menu Criativo - Receitas

11/12/2017

Flores Comestíveis

Você já foi a algum restaurante, pediu um prato e nele veio alguma flor?
Se não aconteceu com você ainda, logo pode acontecer, pois o uso de flores comestíveis está virando tendência.
Inúmeras espécies de flores podem fazer parte da nossa alimentação e muitas delas estão cheias de propriedades benéficas.

Foto: Fit Food Ideas

Antes de torcer o nariz para a idéia, lembre-se que couve-flor, brócolis e alcachofra são flores e fazem parte do nosso cardápio e muito tempo, então que tal dar uma chance às lindas flores?

Cuidados

- O ideal é comprar as flores diretamente com quem as planta para o uso na culinária, assim você tem certeza de estar comprando a flor certa, pois existem tipos muito parecidos, onde uma pode ser comestível e a outra não.
- Não coma flores que forem compradas em floriculturas ou que foram criadas para fins de decoração. Normalmente esse tipo de flor tem uma quantidade de agrotóxicos muito alta para durarem mais.
- Se você é alérgico a flores, é melhor evitar comê-las.

Foto: Ciclovivo

Espécies Comestíveis

- Capuchinha - dão um colorido lindo e combinam muito bem com saladas, seu gosto é levemente apimentado e podem ser usadas inteiras. é rica em vitamina C e tem ajuda na digestão.
- Amor Perfeito - a linda amor perfeito tem um sabor levemente doce, e ficam lindas ornamentando saladas, sopas e até saladas de frutas.
- Lavanda - a lavanda tem um gosto e cheiro bem característico, fica excelente em preparações doces, como biscoitos, bolos, pães, chás e geléias, etc.
- Hibisco - apesar de muitas pessoas já conhecerem o hibisco (a flor é linda!) como chá, essa flor pode ser usada em licores, geléias, junto com bebidas alcoólicas, etc.
- Dente de Leão - podem ser usadas em saladas, refogadas ou até mesmo empanados e fritos. seu sabor é adocicado, parecido com o gosto do mel.
- Flores de Temperos - Flor de alho, Flor de Manjericão, Flor de cebolinha - quase todos os temperos que dão flores, dão flores comestíveis e deliciosas, com sabor característico do tempero, porém mais leve. Vale a pena provar.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.