Como Planejar suas Refeições - Menu Criativo - Receitas

23/07/2018

Como Planejar suas Refeições

Vagar pelo mercado sem destino pode sair caro. Os consumidores gastam cerca de 40% mais em compras por impulso quando compram sem uma lista. E muitos desses alimentos provavelmente são desperdiçados. 
Há uma solução: planejamento de refeições! Ao planejar as refeições, você pode cortar sua conta de supermercado e quase eliminar o desperdício de alimentos. O planejamento de refeições também tem outros benefícios, incluindo:


Facilita o dia a dia

O planejamento da refeição ajuda a eliminar a frustração de olhar para uma geladeira vazia ou correr para corredores de compras no final de um longo dia. E você provavelmente terá muito mais energia e entusiasmo para cozinhar.

Dieta mais saudável

O planejamento antecipado torna a alimentação saudável muito mais fácil. Você pode nunca ter feito isso antes, mas não é tão difícil quando você se planeja com antecedência.

Economia

O planejamento de refeições ajuda a reduzir as visitas improvisadas a restaurantes e lanchonetes, onde as famílias gastam mais dinheiro e ingerem mais calorias, gorduras, gorduras saturadas e sódio do que quando preparam alimentos em casa.

Mais jantares em família

Talvez o mais importante, o planejamento de refeições incentiva as famílias a comerem juntas ao redor da mesa de jantar, um ritual mostrado para manter as famílias mais saudáveis ​​e felizes.

Como Começar

Se você é novato no planejamento de cardápios, comece planejando uma semana de refeições em um dia em que todos estão em casa e você terá tempo de fazer compras. Posteriormente, convém fazer uma transição para o planejamento mensal para aproveitar melhor a compra em massa (assim talvez você consiga comprar em atacados e economizar ainda mais).

Reúna algumas coisas antes de começar:
Uma caneta
Duas folhas de papel em branco
O panfleto de venda semanal do supermercado (geralmente disponível no jornal ou on-line)
Livros de receitas ou receitas favoritas
Lista de vegetais da estação (com isso eles estarão mais baratos e maduros na medida)

Limite as opções
Ao olhar para um pedaço de papel em branco e uma pilha de livros de receitas, as opções parecem intermináveis, e isso não é bom.
Para facilitar a escolha de refeições e diminuir as opções, tente uma ou mais dessas táticas:

Dias Diferentes para Diferentes Tipos de Refeições
Esse método é popular porque reduz as opções, deixando espaço para variedade. Veja um exemplo:
Segunda-feira: sopa
Terça-feira: batatas assadas com coberturas
Quarta-feira: Pasta
Quinta: Pizza e Salada
Sexta-feira: Arroz e Feijão
Sábado: mexicano
Domingo: Livre
Este formato fornece uma diretriz útil para o planejamento sem sufocar a criatividade. Você pode trocar categorias ou abandonar tudo quando desejado.

20 Refeições Principais
Em família, liste 20 refeições que vocês comem com frequência e que todos gostem. Estas serão as principais refeições que geralmente povoam o seu plano de refeições. Escolha uma ou duas noites por semana, talvez fins de semana, para experimentar novas receitas. Adicione quaisquer novas receitas favoritas à sua lista de refeições principais.

Várias Refeições com o Mesmo Ingrediente
Liste maneiras de usar um ingrediente para várias refeições. Este método economiza tempo de cozimento e ajuda a reduzir o desperdício de alimentos. Aqui estão algumas ideias para você começar:
Um  frango assado: Um dia você usa o peito, no outro dia faz lanche com as coxas desfiadas, no outro faz sopa com a carcaça...
Carne moída: um dia você faz almôndega, no outro molho para macarrão, no outro batata recheada, etc...

Planeje as refeições da semana

Depois de decidir um método para facilitar o planejamento de refeições, é hora de planejar as refeições específicas para a próxima semana. Aqui está a maneira mais simples de fazer isso com caneta e papel:

Faça uma grade com colunas para os dias da semana e linhas suficientes para as refeições que você precisa planejar - café da manhã, almoço e jantar.
Preencha a primeira refeição. Observe onde você encontrou a receita, para que você não precise pesquisar em livros de culinária ou procurar na Internet quando for hora de cozinhar.
No outro pedaço de papel em branco, liste os ingredientes que você precisa comprar para a refeição, deixando de lado o que já está na geladeira ou na despensa. Esta é a sua lista de compras. Divida essa lista por onde as coisas estão localizadas no mercado, se isso facilitar as compras.
Repita até planejar todas as refeições.
Poste o menu no quadro de avisos, na geladeira ou em uma área comum, para que todos saibam o que é o jantar.
Pegue a lista e vá às compras.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.