Pasta de Amendoim - Benefícios e Como Fazer - Menu Criativo - Receitas

09/01/2019

Pasta de Amendoim - Benefícios e Como Fazer

Pasta de amendoim, ou manteiga de amendoim, é um alimento que se tornou bastante popular devido a sua utilização por praticantes de atividades físicas e também pessoas que desejam melhorar a saúde de forma geral.
Esse interesse parte do fato de a pasta ser rica em nutrientes, o que proporciona diversos benefícios. Conheça quais e como aproveitá-los:

Propriedades

A pasta de amendoim é fonte de vitaminas e minerais – como manganês, cromo, cobre, molibdênio e ácido oleico –, além de antioxidantes como o resveratrol (o mesmo presente nas uvas).
Ela ainda é uma fonte de energia bastante equilibrada e que fornece todos os três macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras.

Benefícios da pasta de amendoim

A pasta de amendoim é muito utilizada por praticantes de atividades físicas devido à sua alta quantidade de proteína por porção (aproximadamente 4 g em cada colher de sopa).
Além disso, costuma ser aliada de quem quer perder peso, já que suas quantidades de fibras e gorduras monoinsaturadas auxiliam no aumento da saciedade e, consequentemente, na diminuição da ingestão de alimentos com alta densidade calórica.
A gordura auxilia também na absorção de vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K).

Boa para o coração

A pasta de amendoim é rica em gorduras monoinsaturadas, as chamadas “gorduras boas”. Elas contribuem com a saúde do coração.
Além disso, a presença de potássio ajuda os rins a filtrar o sangue e manter o sistema nervoso central em ordem, o que reflete na regulação da pressão arterial.

Ajuda a emagrecer

A pasta contém três macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) e grande quantidade de fibras que promovem sensação de saciedade – ou seja, afastam a fome por mais tempo e reduzem a chance de deslizes na dieta.
Isso é muito bom, principalmente, para pessoas em regimes restritivos.

Dá energia antes, durante e depois do treino

A pasta de amendoim pode ser muito útil tanto no pré-treino quanto no pós-treino por ter uma ótima quantidade de proteínas.
Na refeição pré-treino ela ajuda os praticantes de atividades físicas por causa de sua boa fonte nutricional, que dá mais energia. Além disso, o consumo de um carboidrato com pasta de amendoim neste período diminui o índice glicêmico e evita a hipoglicemia no exercício – mal-estar que ocorre quando o nível de açúcar no sangue fica muito baixo.
Na refeição pós-treino é importante para repor as perdas de nutrientes e colaborar com a construção da massa muscular.

Como consumir?

A pasta de amendoim pode ser facilmente incorporada a refeições, já que permite inúmeras combinações, como com sanduíches, bolos, sobremesas e até mesmo saladas.
Para obter seus benefícios nutricionais é importante optar pela versão pura (sem adição de açúcar, adoçante, aditivos ou outros ingredientes).
Além disso, o ideal é que a pasta de amendoim seja comprada e armazenada em pote de vidro ao invés de potes plásticos, já que eles contêm uma substância chamada bisfenol que pode causar diversas alterações na função fisiológica, como infertilidade, alergias alimentares, alterações na função do fígado, entre outras.

Quanto por dia?

O ideal é consumir aproximadamente 2 colheres de sopa de pasta de amendoim por dia, por volta de 30 g. Isso é o necessário para aproveitar os benefícios.
Vale lembrar que a quantidade pode variar para cada pessoa Atletas, por exemplo, podem consumir maiores porções.

Como fazer pasta de amendoim?

Ingredientes
1 xícara de chá de amendoim torrado, sem pele e sem sal
1 colher de chá de açúcar cristal (pode ser mel, açúcar mascavo ou demerara)
1 colher de chá de óleo de coco

Modo de preparo
Em fogo baixo, deixe o amendoim soltar seu óleo por cerca de 5 minutos, apenas para esquentar, sem torrar. Leve ao processador ou liquidificador e bata até virar uma pasta.
Acrescente o açúcar e o óleo de coco, bata mais um pouco. Está pronta sua receita de pasta de amendoim.

O ideal é armazená-la em vidro e fora da geladeira para não endurecer.

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.