Tipos de: Sal - Menu Criativo - Receitas

25/09/2017

Tipos de: Sal

O sal é um desses assuntos aparentemente fáceis que se tornam cada vez mais complexos quanto mais você pesquisar sobre ele. 
O mar de sal é vasto. Você deve usar o normal ou flor de sal? Aromatizado ou rosa? Lava havaiana preta ou havaiana vermelha? 
Tantas dúvidas, mitos e verdade, que decidi pesquisar um pouco sobre a variedade de sal e as principais características de cada um:

tipos de sal

Sal Kosher

O sal kosher é extraordinariamente versátil. Esse sal tem seu nome devido ao uso em preparar a carne kosher (preparada de acordo com leis judaicas). 
Feito por compactação de sal granular coletado de minas e depósitos, tem flocos de forma irregular que se dissolvem facilmente e de modo uniforme. 

Sal Marinho

As salinas são os locais onde se represam a água do mar em tanques rasos. Essas pequenas bacias localizam-se no litoral onde predominam ventos e temperaturas elevadas, o que favorece a evaporação da água. O sal comum cristaliza-se antes dos outros sais dissolvidos na água e, assim, é separado.

Sal Aromatizado

Pegue o processo de sal do mar descrito acima e adicione ervas, especiarias, trufas secas ou o que quer que seu coração deseje.

Sal Rosa

Esse sal vem da Ásia e é encontrado nos pés das montanhas do Himalaia. 
Seu tom rosado se deve aos minerais presentes nele, principalmente o ferro. Possui um custo mais elevado devido à dificuldade em consegui-lo, mas é considerado mais saudável e puro do que o sal de cozinha comum.


Flor de Sal

Seu preço elevado é o resultado de uma colheita intensiva em mão-de-obra: durante a evaporação da água salgada, uma camada de frágeis, cristais semelhantes a flor começam a se formar na superfície da água. São delicados cristais formados recolhidos de forma artesanal, que secam ao sol, resultando cristais mais crocantes.

Sal Light

Preparado com 50% de Cloreto de Sódio e 50% de Cloreto de Potássio, esse sal é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, e apesar de salgar menos, deve ser usado na mesma quantidade que o sal de cozinha, ou de nada adianta ter menos sódio.
Por outro lado, deve ser evitado por pessoas que tem problemas renais, devido à presença de potássio.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.