3R's em Casa - Menu Criativo - Receitas

30/01/2018

3R's em Casa

A regra dos 3R consiste em aplicar no dia a dia a redução, reutilização e a reciclagem de produtos utilizados pelo homem.

Redução
Reutilização
Reciclagem

reusar reutilizar reciclar

Redução

A redução é a primeira etapa do princípio dos 3R´s, e consiste em ações que visem a diminuição da geração de resíduos, seja por meio da minimização na fonte ou por meio da redução do desperdício.
É a etapa principal, pois sua contribuição promove a minimização de gastos com o gerenciamento e tratamento, e é válido para aplicação a qualquer grupo de resíduos.

Algumas ações para a redução na geração:

Substituição de copos descartáveis por canecas laváveis;
Racionalizar o consumo de papel;
Evitar empacotamentos desnecessários, levando ao supermercado ou feira a própria bolsa de compras;
Recusar folhetos de propaganda que não forem de seu interesse;
Planejar bem as compras para não haver desperdício;
Comprar sempre produtos duráveis e resistentes;
Utilizar pilhas recarregáveis ou alcalinas, que poluem menos;
Preferir comprar produtos que tenha embalagens retornáveis ou refil;
Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas;

Reutilização

A reutilização é a segunda etapa que pode ser implantada através de ações que possibilitem sua utilização para várias finalidades, otimizar o máximo seu uso antes de descarte final, ou, ainda seu reenvio ao processo produtivo, visando a sua recolocação para o mesmo fim ou recolocação no mercado.

Podemos adotar algumas ações como:

Reutilizar embalagens, potes de vidro e envelopes de plástico ou de papel;
Usar o outro lado das folhas de papel já utilizadas para rascunhos e blocos de anotação;
Reutilizar envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e do destinatário;
Aproveitar embalagens descartáveis para artesanato;
Restaurar móveis antigos ao invés de comprar um novo;
Doar roupas, móveis, aparelhos domésticos, brinquedos etc;
Vender no ferro-velho os aparelhos quebrados, ou desmontá-los, reaproveitando-se as peças;
Guardar, mesmo que não tenham uso imediato, caixas de papelão ou de plástico, pois são sempre necessárias;

Reciclagem

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os resíduos, e reutilizá-los no ciclo de produção de que saíram. Materiais que se tornariam lixo, ou estão no lixo, são separados, coletados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de novos produtos. Reciclar é usar um material para fazer outro.
O termo "reciclagem" surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente após o primeiro choque do petróleo, quando reciclar ganhou importância estratégica. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial.

Benefícios da reciclagem

Econômicos:
A reciclagem de papel economiza matéria-prima (celulose).
A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas (minérios).
A cada 10% de utilização de cacos, há uma economia de 2,9% de energia.
A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário.
A reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura.
Uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.

Ambientais:
50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extraído de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc.
A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.

Sociais:
A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.
Recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar.
A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras.
A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem.

Vamos ser Conscientes

A prática dessas regras faz parte das atitudes sustentáveis, que visam a gestão consciente e correta dos resíduos produzidos nas cidades e nos centros industriais.
Por exemplo, cada pessoa produz em torno de 1,5 kg de lixo por dia, grande parte desse material não é biodegradável o que ocasiona a degradação ambiental.
Com isso, a regra dos 3R contribui para a redução do impacto ambiental e a preservação do meio ambiente.
O objetivo dessas regras é reduzir a produção de lixo, adquirindo produtos reutilizáveis e rejeitando tudo o que for descartável.
Algumas indicações são aproveitar as vasilhas de vidro ou plástico, produtos de papel, peças de metal e todo tipo de material de difícil decomposição.
Também utilizar o maior número possível de vezes o mesmo objeto, desde que isso não afete as condições de higiene, e transformar objetos descartáveis em peças de decoração ou em utilitários domésticos.
E por último reciclar ou encaminhar para a reciclagem. Essas ações irão fazer com que a carga de resíduos diminua consideravelmente.

  • Fazer a limpeza na despensa e geladeira toda semana é essencial para uma boa organização. Separe algumas horas do seu dia para descartar produtos vencidos e embalagens vazias.
  • Higienize a despensa com vinagre com álcool e cravo da índia - essa mistura ajuda a eliminar cheiros indesejáveis e espantar insetos. Na geladeira, use uma solução de bicarbonato de sódio e água (1 colher de sopa de bicarbonato de sódio para 2 litros de água morna). Essa solução pode ser aplicada com pano limpo. Não utilize álcool, removedores e nem esponjas, pois isso pode danificar a geladeira e deixar cheiro nos alimentos. 
  • Na geladeira, organize os produtos em categorias: bebidas, leites e seus derivados, verduras e frutas e carnes.
  • Ponha frutas e verduras em embalagens de plástico sempre nas gavetas de baixo para evitar que congelem. Cada parte da geladeira tem uma temperatura. Nas regiões mais altas, a temperatura é menor. E vice-versa. Na despensa, divida os produtos também em categorias: descartáveis, bebidas, enlatados, temperos e óleos, e perecíveis.
  • Conserve os alimentos já abertos em potes iguais e transparentes com tampas herméticas.
  • Coloque os condimentos agrupados em cestas ou caixas pequenas e mantenha-os em áreas de fácil acesso.
  • Coloque etiquetas para facilitar a identificação: nos potes com os nomes dos produtos e nas prateleiras com o nome das categorias de produtos.
  • Mantenha os produtos que estão próximos do vencimento mais a frente para serem consumidos primeiro, evitando, assim, o desperdício.
  • Separe os produtos de limpeza dos alimentos. Se não for possível armazenar em um armário próprio, podem ser colocados no nível mais baixo, mantendo distância dos alimentos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.