Ovo Branco x Ovo Vermelho - Menu Criativo - Receitas

08/05/2018

Ovo Branco x Ovo Vermelho

Você já foi comprar ovos e bateu aquela dúvida: Qual ovo é melhor, o branco ou o vermelho?
O ovo branco geralmente é mais barato do que o ovo vermelho, mas você sabe o motivo? Será uma variação nutricional? 


Pois bem, a cor do ovo está relacionada a raça da galinha que o põe: Galinhas marrons botam ovos vermelhos e galinhas brancas botam ovos brancos. 
A produção das galinhas marrons é mais cara que das brancas, pois as galinhas marrons, além de serem maiores do que as brancas, possuem necessidade diária de receber mais calorias.
Há também a questão da oferta e procura. Como muitas pessoas acreditam que os ovos de casca vermelha são mais nutritivos, a procura é maior, portanto a indústria cobra mais caro por eles.

Mas e aí, qual ovo é mais nutritivo?  

Diferente do que muitas pessoas acreditem, a alimentação da ave não influenciam a cor da casca, embora influencie a cor da gema (vamos falar sobre a cor da gema mais abaixo).
Para você saber: 
Galinhas caipiras, alimentadas com milho, que tem mais carotenoides, botam ovos com gema de amarelo mais intenso, puxando para o vermelho e com uma textura mais grossa. 
Galinhas de granja botam ovos mais claros, pois sua alimentação contém menos nutrientes com esse pigmento.

Embora muitas pessoas acreditem que ovos com casca marrom (ou vermelha) são muito mais nutritivos que os brancos, a verdade é que eles possuem a mesma quantidade de nutrientes e vitaminas.
As diferenças entre o ovo branco e vermelho se restringem à cor, já que o valor nutricional de ambos é semelhante!
Tanto o ovo marrom quando o branco são igualmente saudáveis, contendo várias vitaminas, minerais e proteínas de alta qualidade – tudo isso em cerca de 80 calorias por unidade.
Isso, porém, não significa que todos os ovos têm o mesmo gosto, pois já se sabe que quanto mais fresco for o ovo, mais saboroso ele será.

Diferentes cores de gema
Outro mito diz respeito à cor da gema, atribuindo ao tom alaranjado abundância de sabor e nutrientes. A maioria das pessoas acredita que, quanto mais pigmentada a gema, mais saboroso o ovo, o que não é necessariamente verdade já que a cor da gema depende única e exclusivamente da alimentação da galinha. 
Assim, um ovo com a gema amarelinha de uma galinha que se alimentou apenas de produtos orgânicos tende a ser mais saboroso do que o ovo com a gema alaranjada de uma galinha convencional alimentada com ração transgênica. 

Existe diferenças além da cor da casca dos ovos? 

A maior diferença é a forma com que as galinhas são criadas: 

Ovos de granja: Esse tipo de ovo é produzido num esquema de produção industrial, em que as galinhas ficam confinadas e comem sem parar, sem sequer se mexer dentro da gaiola e tendo como único objetivo colocar ovos. E muitos ovos!
Desse tipo de criação, é que vêm os ovos enriquecidos, vitaminados e light (que inclusive são variedades questionadas por muitos nutricionistas). Eles são resultado de uma alimentação diferenciada das aves e nada têm a ver com o bem-estar das bichinhas.

Ovos caipiras: Pela legislação, as galinhas que produzem esses ovos devem ser criadas fora de gaiolas, ciscando livremente. Elas põem os ovos em ninhos cobertos, a alimentação nessas criações é toda de origem vegetal e sem pigmentação (que é usada na ração para dar uma cor mais amarelona à gema, artificialmente). Os animais não podem tomar remédios que estimulem o crescimento e nem antibióticos.

Ovos Orgânicos: Ovos orgânicos são produzidos por galinhas que recebem uma alimentação 100% orgânica, ou seja, sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Não é permitido também usar remédios para crescimento e nem antibióticos. Com essas restrições, o ovo orgânico não vem com qualquer resíduo químico. As galinhas são criadas em condições que prezam seu bem-estar e seu comportamento natural. Para chamar seus ovos de “orgânicos”, o produtor precisa receber um certificado emitido por uma certificadora terceirizada, que segue parâmetros ditados pelo Ministério da Agricultura.

E qual escolher? 

Agora, escolher é com você. Não adianta eu falar que os orgânicos são melhores para você, para a galinha, o meio ambiente e o mundo, se é muito difícil (ou caro) comprar este tipo de ovos. 
Também não adianta eu falar em preço, se você consegue criar galinhas no quintal e ter ovos caipiras fresquinhos com um custo baixo (meu sonho!). 
O importante mesmo, é comprar o qual você preferir / puder e consumir (de maneira sensata) ovos que fazem tão bem à nossa saúde!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.