9 Alimentos que Aumentam a Imunidade - Menu Criativo

18/09/2018

9 Alimentos que Aumentam a Imunidade

Todos sabemos que ter um estilo de vida saudável é o primeiro passo para não ficar doente. Mas você já viu aquela pessoa que pratica exercícios com frequência, mas que mesmo assim vive doente? Muito provavelmente ela não tem a vida mais regrada do mundo, principalmente no que diz respeito à alimentação.

É comum ver pessoas que fazem atividade física resfriadas, gripadas, com dores de gargante ou até mesmo lesionadas mais de uma vez ao ano. E isso muito se deve a um provável desbalanço entre a rotina puxada de exercícios, uma dieta desregrada e noites de sono mal dormidas.

Foto: kuzelv/Thinkstock
Não se engane: tudo isso prejudica a nossa imunidade. E com nosso sistema imunológico debilitado, o corpo fica mais vulnerável a ataques de vírus, fungos e bactérias.

Ninguém fica doente porque anda descalço no chão gelado, mas sim porque esbarra com causadores de doenças que se aproveitam do fato de que o corpo não está tão apto para se “defender” da ação desses invasores.

Então o que fazer para melhorar as nossas resistências? Não existe milagre, tampouco algum alimento que, sozinho, forneça todos os nutrientes que você precisa. Mas a boa notícia é que incluindo alimentos que aumentam a imunidade, as suas chances de ficar doente caem consideravelmente.

O ideal é consumir alimentos fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, ou seja, que inibem a ação dos radicais livres no organismo. São eles que aceleram o envelhecimento celular — um processo que pode precipitar o aparecimento de diversas doenças e que prejudicam o sistema imunológico.

Quais são os alimentos que aumentam a imunidade?

Frutas cítricas

Frutas cítricas são uma pedida quando o assunto é o aumento das defesas do corpo. O ponto alto aqui são os limonoides, que estão presentes especialmente na casca.
Estudos mostram que essa substância estimula a produção de enzimas que reduzem o colesterol e blindam o organismo contra o câncer.
Da mesma forma, os flavonoides também estão concentrados na casca e ajudam a prevenir problemas cardíacos. De quebra, frutas cítricas são ricas em fibras e vitamina C, além de terem propriedades anti-inflamatórias.
Frutas cítricas mais indicadas
Laranja;
Kiwi;
Morango;
Acerola;
Limão;
Tangerina.
Dica
Prefira sempre a fruta in natura ou prepare sucos sem eliminar a casca, para que assim você consiga aproveitar o máximo dos nutrientes presentes nessas frutas.
E como a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor, o suco deve ser consumido imediatamente para que ele não perca boa parte de seu valor nutricional.

Folhas verdes escuras

Além de também serem fontes de vitamina C, as folhas verdes escuras possuem luteína e zeaxantina, que têm ação importante contra a degeneração macular.
Dica
Coma espinafre, chicória e couve crus em saladas ou até mesmo refogados. A opção no vapor é sempre bem-vinda, já que contribui para que o alimento não perca parte de suas propriedades durante o preparo.

Alho e cebola

O alho e a cebola podem ser consumidos crus, cozidos, no preparo de outros alimentos, em saladas ou em sopas.
Estudos têm revelado que o alho pode ser útil para proteger o corpo de osteoartrite, obesidade, câncer gástrico e doenças cardiovasculares. Já a cebola, que possui quercetina, consegue reduzir as chances de pegar uma gripe.
Isso sem contar que tanto um quanto o outro podem ser considerados prebióticos, e que portanto facilitam a ação dos probióticos.
Dica
O alho deve ser consumido preferencialmente cru ou esmagado (use em patês e pastas). Evite fritar a cebola ou misturá-la com alimentos pouco nutritivos e altamente calóricos.

Gengibre

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias, além de também ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.
Dica
Que tal um chá de gengibre? Bastam 50 gramas de gengibre fresco ralado e 1 litro de água. Depois é só levar ao fogo e deixar ferver durante 15 minutos antes de coar.

Castanha-do-pará

Fonte de selênio, a castanha-do-pará possui uma grande capacidade antioxidante, pois neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e retarda o processo de envelhecimento, evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer.
Dica
Consuma apenas uma unidade por dia. Justamente por ser muito rica em selênio, ela não deve ser consumida em excesso, pois pode causar alguns efeitos adversos ao organismo, como irritabilidade, dores no corpo e até fraqueza muscular.

Iogurte e leite fermentado

São reconhecidos por serem probióticos e possuírem micro-organismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.
Dica
Consuma diariamente pelo menos um copo do leite ou iogurte. Se for durante o café da manha, melhor ainda.

Maçã

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.
Dica
Experimente comer uma unidade de maça ou beber um copo de suco 100% natural entre as principais refeições.

Tomate

O licopeno, antioxidante fundamental para prevenir o câncer de próstata que está bastante presente no tomate, ajuda no combate a outros tipos de tumor justamente por causa de sua ação antioxidante — além de blindar o coração contra uma série de problemas.
Dica
O calor potencializa a biodisponibilidade do licopeno, ou seja, o ideal é consumir o tomate cozido, em molhos quentes ou até mesmo preparar uma sopa de tomate.
A quantidade perfeita para ser consumida por dia é ½ xícara de chá de tomate ou de molho de tomate.

Gérmen de trigo

Uma excelente fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que protege contra o estresse oxidativo e que interage com as vitaminas A e C e com o selênio para fortalecer a imunidade.
Dica
Utilize o gérmen moído nas suas receitas de bolos, panquecas e massas.

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.