Comendo Fora de Casa - Higiene - Menu Criativo

1 de fevereiro de 2016

Comendo Fora de Casa - Higiene

Quando vamos a um restaurante, pizzaria, bar ou lanchonete é muito importante ficar atento às condições de higiene do local. Não é só em casa que devemos nos preocupar com a higiene do que comemos, fora de casa principalmente devemos nos atentar a algumas dicas para evitar comermos algum alimento contaminado.
A  atenção deve ser ainda maior quando o alimento é comercializado em uma  barraquinha, trailer ou carrinho, seja na rua, seja em festas organizadas em locais públicos.
Em geral esse tipo de comércio não tem boa infraestrutura e está mais sujeito a  apresentar problemas. Uma das dificuldades nesses locais é o abastecimento de água potável para lavagem  das mãos e utensílios. Se a barraca não tiver um sistema alternativo de abastecimento, o risco de contaminação será muito alto. 
Outro problema comum é a falta de  condições apropriadas para a conservação dos alimentos. Se eles não forem mantidos  sob refrigeração ou aquecimento, devem ser preparados e servidos de imediato.
Em muitas cidades, a legislação dá ao consumidor o direito de conhecer a cozinha  dos estabelecimentos. 

 
O que observar antes de comer: 

As pessoas que manipulam alimentos estão limpas, com os cabelos  presos e protegidos por redes ou toucas, sem adornos (anéis, pulseiras, relógio)?
Os manipuladores usam luvas descartáveis e utensílios limpos para pegar os alimentos prontos?
O funcionário do caixa que recebe dinheiro, cartões ou outras formas de pagamento não toca nos alimentos?
O local de preparo é ventilado, organizado e limpo?
As comidas prontas para consumo são conservadas bem quentes (65°C, isto é tão quente que poderia queimar suas mãos) ou bem frias (5°C, como dentro de uma geladeira)?

Se as respostas forem SIM, huuumm, este local parece bom...

Fonte: ANVISA

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Gostou? Para receber receitas Grátis, deixe seu e-mail aqui:

Delivered by FeedBurner

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...