Alimentos Ricos em Ferro e seus Benefícios - Menu Criativo - Receitas

09/04/2019

Alimentos Ricos em Ferro e seus Benefícios

O Ferro é um mineral importante para o funcionamento do organismo, já que é um dos principais componentes da hemoglobina, proteína presente nas células vermelhas do sangue, que auxilia o transporte e o armazenamento de oxigênio nas células e está diretamente ligada à produção de energia.
Encontrar pessoas que sofrem com a carência de ferro é muito mais comum do que se imagina, além de perigoso pois a falta deste elemento pode propiciar quadros de anemia.
Felizmente, há diversos alimentos ricos em ferro. Saiba mais:

Benefícios do ferro

Além de ser parte importante da composição sanguínea, o ferro também participa de outros processos no organismo, como a síntese proteica, o sistema respiratório, oxidativo e as defesas do organismo.
Grande quantidade é produzida pelo próprio organismo, nas hemácias, enquanto o restante é proveniente da alimentação. 

Excesso faz mal?

Apesar dos benefícios, não vale exagerar na quantidade de ferro, visto que seu excesso pode comprometer a atividade adequada do sistema imunológico.

Deficiência de ferro: como identificar e tratar?

Exames laboratoriais específicos permitem avaliar a quantidade de ferro presente no organismo. Quando há deficiência, ocorrem manifestações físicas – determinadas pelo estágio de anemia.
Entre os sintomas mais comuns, há apatia, taquicardia, fadiga, irritabilidade, queda de cabelo, quebra das unhas e falta de apetite.
O primeiro passo para tratar é determinar se a anemia está sendo causada por uma dieta pobre em nutrientes ou por um problema de saúde mais sério.
Após o diagnóstico mais preciso, o tratamento é direcionado para ingestão de suplementos e/ou adoção de dieta com alimentos ricos em ferro.

Alimentos Ricos em Ferro

Fígado bovino
Talvez um dos mais conhecidos alimentos ricos em ferro pela cultura popular brasileira é o fígado de boi. Trata-se de um alimento fácil de ser encontrado e que pode ser incluído facilmente da alimentação. É rico ainda em vitamina B, D, A, selênio, cobre, zinco e proteínas.

Beterraba
Este é um dos alimentos ricos em ferro mais versáteis, já que pode ser consumido cru ou refogado, na salada ou como acompanhamento. A beterraba é repleta de nutrientes, tais como vitaminas A, B6 e C, potássio, magnésio, ferro, ácido fólico, proteína, fibras e muitos antioxidantes.

Brócolis
Assim como outros vegetais verde escuros, esse é um dos alimentos ricos em ferro pouco explorados, mas não deveria. O brócolis é repleto desse componente e ainda tem vitaminas como a C, K, A e B, bem como fibras, potássio, manganês e fósforo.

Feijão
O feijão é um velho conhecido do prato dos brasileiros e é excelente para melhorar o aporte de ferro no organismo. Além desse micronutriente, a leguminosa é rica em vitaminas, principalmente do complexo B, proteínas, carboidratos e fibras.

Espinafre
Cru, refogado ou na omelete, esse é um dos alimentos ricos em ferro mais versáteis. Pode fortalecer a imunidade pelo bom aporte de vitaminas A e principalmente C. Também tem boa quantidade de fibras, zinco, ácido fólico, magnésio, fósforo, potássio e cobre.

Peixe
Os mais variados tipos de peixes são boas fontes de proteína magra, isso significa que é uma carne com menos gordura. Esse alimento também se destaca pela boa quantidade de ferro, potássio, fósforo, vitamina D, vitamina B6, vitamina B12 e lipídeos.

Maxixe
O maxixe não é tão comum na mesa do brasileiro, embora seja poderoso. Ele pode ser consumido cru, em saladas ou refogado como acompanhamento. É repleto de ferro, fósforo, magnésio, proteína e carboidratos, além de vitaminas C e do complexo B.

Como aumentar absorção de ferro?

Além de consumir alimentos ricos em ferro, é preciso apostar em estimuladores da absorção deste micronutriente, como a vitamina A.

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.