Alimentos para se Manter Saudável no Outono/Inverno - Menu Criativo - Receitas

21/03/2019

Alimentos para se Manter Saudável no Outono/Inverno

Durante os meses de Inverno podemos ficar mas frágeis e suscetíveis a algumas doenças como as gripes e constipações. Além disso, o frio e os dias chuvosos, com menos horas de luz, levam-nos a modificar as nossas rotinas e a tendência é praticar menos atividade física e a procurar alimentos que fornecem mais energia, ou seja, mais ricos em calorias e em açúcar e gordura. 


Para nutrir o nosso corpo de forma passar um inverno saudável e com mais vitalidade, é importante fazer escolhas alimentares equilibradas e variadas e incorporar alguns alimentos chave no dia alimentar, sem esquecer a água.
Nos meses mais frios a hidratação adequada não deve ser esquecida. É igualmente importante, ao longo dos meses de Inverno, mantermos o nosso corpo bem hidratado. Apesar do frio e da diminuição da sensação de sede, isto não significa que precisamos de beber menos água.
A ingestão correta de água é essencial para o bom funcionamento do organismo, a eliminação de toxinas, para o transporte de nutrientes e para melhor proteger a pele e as mucosas.

Além da água, é possível optar pelos chás e infusões, de preferência sem adição de açúcar e privilegiar o consumo de alimentos ricos em água, como as hortaliças, frutas e a sopas.
É bom salientar que a sopa de legumes é uma excelente aliada para combater o frio, saciar e proteger o organismo das gripes e constipações. Estes benefícios da sopa devem-se à sua riqueza em água e em diferentes vitaminas, minerais e antioxidantes.

A vitamina C, a vitamina E, o betacaroteno e mineiras - como o selênio e o zinco - desempenham um importante papel no fortalecimento do sistema imunológico.
Uma alimentação rica nestes nutrientes vai contribuir para a prevenção das gripes, assim como ajudar o corpo a responder de forma mais rápida e eficaz a estas situações.

No que diz respeito às frutas, consumo ideal é de pelo menos 3 porções por dia, e que uma das frutas seja rica em vitamina C - Laranjas, tangerinas, kiwis, romãs e frutos vermelhos como framboesas, amoras, mirtilos e morangos.

Ainda, é importante lembrar que o alho a cebola são dos melhores condimentos. Estes alimentos são poderosos anti-inflamatórios e contêm propriedades antivirais e antibacterianas ajudando, por isso, a fortalecer e a reforçar as defesas do organismo.

Os frutos secos ou frutos oleaginosos são um prático snack ou um bom complemento de uma refeição. São muito energéticos (são ricos em calorias) e são uma ótima fonte de antioxidantes, ácidos gordos essenciais, minerais e fibra.

Para reforçar as defesas, opte pelos produtos frescos e da época. São mais ricos do ponto de vista nutricional, mais saborosos e mais econômicos. Mas lembre-se de variar, os vegetais de cor verde escura, como os espinafres, o agrião, o brócolis e as couves são ricos em ferro, enquanto os alaranjados, como a cenoura e a abóbora, são uma boa fonte de carotenos. Por isso, faça uma alimentação rica em vegetais variados, de forma a garantir o aporte de diferentes minerais e vitaminas.

Aproveite o inverno para cuidar ainda mais do corpo! Ele agradece.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.