Tofu: O que é, Benefícios e Como Fazer - Menu Criativo

18/03/2019

Tofu: O que é, Benefícios e Como Fazer

Um dos principais ingredientes da culinária asiática, o tofu é um tipo de queijo vegetal provindo da soja que é frequentemente consumido por quem busca diminuir o consumo de alimentos de origem animal.

O que é Tofu?

Alimento de origem vegetal que tem como principal ingrediente o leite de soja, o tofu é um dos produtos mais comuns da dieta vegetariana e vegana por apresentar grande disponibilidade proteica. Resultado de um processo em que o leite de soja é comprimido, reduzido, fervido e depois peneirado, o tofu é apresentado como um bloco que se assemelha a um tipo de queijo.
Apesar de sua semelhança física com o queijo, é importante destacar que o queijo de soja se difere em diversas formas deste outro alimento, principalmente no que se refere ao sabor e à composição. Por isso, é muito comum que haja rejeição num primeiro momento.

Lista de propriedades nutricionais do tofu

Porção de 100 gramas:
75 calorias
5 g de gorduras totais
2 g de carboidratos
10 g de proteínas
120 mg de potássio
350 mg de cálcio

O tofu ainda é uma boa fonte de nutrientes, como vitaminas B, D, E, F e K, ajudando no melhor funcionamento do organismo.

Benefícios do tofu

Alimento saudável e rico em nutrientes, o ideal é consumir o tofu de origem orgânica. Por ser um derivado da soja, essa atenção é bastante importante, uma vez que, na maioria dos casos, o grão que é utilizado como base para este alimento pode conter muitas alterações genéticas, além de uma quantidade alta de agrotóxicos.
Portanto, o tofu orgânico tem diversos benefícios para a saúde e, se consumido com regularidade e em quantidades adequadas, poderá ser aliado de uma vida mais saudável.

Fonte de proteína

Enquanto uma porção de 100 gramas de carne pode conter de 15% a 20% de proteínas, na mesma quantidade de tofu é possível obter uma quantidade próxima, variando de 10% a 14%, sendo uma ótima alternativa à proteína animal.
A soja é considerada uma proteína vegetal de alto valor biológico, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais em quantidade adequada. O tofu é a soja coagulada por um processo que neutraliza os antinutrientes presentes e melhora a digestibilidade.

Ajuda a emagrecer

O tofu oferece alto índice de minerais e proteínas com baixo teor de gordura e poucas calorias, sendo bom para a dieta.

Malefícios e contraindicações

A origem da soja que compõe o tofu precisa ser conhecida para que não existam malefícios no consumo. Como a maior parte do grão no mundo vem de grandes produções, tanto nos Estados Unidos como no Brasil há alteração genética dos grãos e uso de agrotóxicos, os quais podem ser nocivos à saúde.
Para todos os derivados, o ideal é que a soja seja orgânica para que não haja malefícios para seus consumidores.
O produto só é contraindicado para indivíduos com algum tipo de intolerância ou resistência à soja e pacientes com câncer de mama, visto que pode interferir com as medicações.

Tipos de tofu

O tofu pode ser preparado de diversas formas para o consumo, as quais se diferenciam pela textura e sabor:
Defumado: O tofu defumado mantém as propriedades do tofu comum e se difere apenas por sua maior concentração de proteína e sais minerais.
Contudo, a defumação pode ser associada ao uso de sais (cloreto de sódio, nitrito de sódio) e compostos benzopirenos, presentes na fumaça. Podem ter efeito maléfico na saúde quando consumidos em excesso. Por isso, recomenda-se limitar o consumo para poucas ocasiões.
Firme: O tofu firme, assim como o defumado, também é bastante concentrado em proteínas e pode ser preparado de diversas formas. Muito versátil, ele pode ser assado, grelhado, marinado, frito, ou ainda cortado em cubos para a utilização em sopas, por exemplo.
Macio: Diferente do mais firme, o queijo de soja macio tem concentração menos proteica por levar mais água em seu preparo. Idealmente, sua utilização é mais comum no preparo de mousses, cremes, pastas, maioneses ou, até mesmo, cru e acompanhado de shoyu e saladas.
Temperado: O tofu temperado é a derivação do tofu macio, mas com temperos. É comum nos sabores apimentado e ervas finas.

Como fazer Tofu?

Você mesmo pode fazer o tofu caseiro. É simples e barato:

Tofu Caseiro
400 gramas de soja
2 colheres de sopa de suco de limão
1,2 litro de água

Primeiro, é necessário preparar o leite de soja. Para isso, deixe a soja de molho por 12 horas. Escorra e lave. Coloque-a no liquidificador, cubra com água e bata. Coe o líquido, idealmente com um coador de pano, e o aperte bastante para sair o máximo possível.
Ferva o leite por 10 minutos e vá acrescentando o limão aos poucos. Quando começar a coalhar, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Tire da panela e, com um pano, passe para um recipiente. Deixe fechado, descansando por 45 minutos. Depois disso, descubra e deixe descansar por mais 8 minutos.

Receitas com Tofu

Tofu grelhado

500 gramas de tofu firme
Sal a gosto
Orégano a vontade
Azeite a gosto

Tempere o tofu de acordo com o seu paladar e grelhe em fogo baixo no azeite. Deixe dourar e sirva.

Maionese de tofu
Ingredientes
350 gramas de tofu macio
2 colheres de chá de mostarda
Sal a gosto
20 ml de azeite
Suco de 1 limão

Misture todos os ingredientes com uma colher e passe para o liquidificador. Bata os ingredientes e sirva.

O tofu pode ser encontrado em supermercados e, principalmente, em lojas que vendem ingredientes de cozinha oriental. Também é comum adquiri-lo em feiras e lojas de produtos naturais.

Adaptado de Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.