Pipoca faz Bem! - Menu Criativo - Receitas

22/03/2019

Pipoca faz Bem!

Um dos alimentos mais populares entre os brasileiros, a pipoca é feita a partir de um milho específico — chamado de milho-pipoca, que estoura quando é aquecido –, e é consumida das mais diversas maneiras. Alguns colocam só sal, outros acrescentam manteiga, mas há também quem misture tudo quanto é tipo de coisa: leite ninho, chocolate, bacon e até temperos prontos. Basta uma rápida consulta ao Google para perceber que a criatividade não tem limites quando o assunto é pipoca.


Mesmo assim, muita gente não conhece os reais efeitos da pipoca em nossa saúde. Muitas pessoas, aliás, acham que pipoca engorda, faz mal e é extremamente calórica.

A questão é que se você colocar leite ninho ou banha de porco, realmente, bem não vai fazer. Mas o problema não está na pipoca, e sim no ingrediente que a acompanha.

Então vamos aos fatos: pipoca em si é saudável e não engorda.
Isso significa que eu posso comer pipoca de cinema a torto e a direito? Então, não. Claro que de vez em quando aquela pipoquinha com manteiga derretida — e que ninguém sabe fazer tão bem quanto o pessoal do cinema — não tem problema, mas você só aproveita os reais benefícios da pipoca quando você a consome de forma saudável.

Por ser muito rica em fibras, em vitaminas do complexo B, magnésio e manganês, a pipoca pode trazer vários benefícios para a saúde:
Evita constipação intestinal, pois o alto teor de fibras ajuda a regularizar a digestão;
Inibe a sensação de fome, provocando saciedade — e de quebra é pouquíssimo calórica (um copo tem 30 calorias, por exemplo)

Então devo comer pipoca sem sal?

Não precisa ser tão radical, mas existem várias receitas saudáveis de pipoca para você extrair dela o melhor de seu valor nutricional sem perder sabor.
Você pode começar , por exemplo, deixando de lado a pipoca de micro-ondas — nem tanto por causa do equipamento, e sim por causa dos componentes que existem dentro do saquinho — e passando a consumir somente a tradicional pipoca de panela.

Depois, pode ir abandonando velhos hábitos que fazem os benefícios da pipoca não valerem o custo-benefício, como salpicar tempero pronto — que é uma verdadeira bomba de sódio. Então, retire a manteiga e vá diminuindo a quantidade de óleo. Uma boa dica para substitui-lo, aliás, é usar azeite de oliva — e fica muito saboroso!
Diminua a quantidade de sal, utilizando somente o necessário para dar aquele gostinho, e pronto!

Para dar uma variada e não comer sempre a mesma pipoca com o mesmo sabor, separamos um exemplo de receita bem diferente de pipoca para você tentar em casa. Veja:

Receita de pipoca ao Pesto de Manjericão

3 xícaras de chá de pipoca (já estourada na panela)
1 xícara de chá de manjericão
1 xícara de chá de parmesão ralado
¼ de xícara de chá de azeite
2 alhos picados
Sal a gosto (em pequenas quantidades, de preferência)

Coloque todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea. Em seguida, misture à pipoca e pode servir. Depois não esqueça de nos dizer o que achou!

Fonte: Ativo Saúde

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.