Como Deixar o Arroz sempre Soltinho? - Menu Criativo - Receitas

29/04/2015

Como Deixar o Arroz sempre Soltinho?


Olha que bacana o infográfico que a Camil me mandou! Item básico na alimentação dos brasileiros, o arroz é consumido mundialmente e possui diversas variedades. 
Apesar da forte presença nos lares brasileiros, muita gente ainda tem dúvida quanto a preparo correto do alimento.  Para garantir um arroz soltinho, a chef da Cozinha Experimental Camil, Ivy Oliveira, separou algumas dicas importantes, confere só:

arroz branco soltinho

Refogue bem o arroz

Aqueça o óleo e frite bem a cebola, o alho e acrescente o arroz. É importante caprichar nessa etapa, principalmente na hora de refogar o arroz. “É nesse momento que o envolvemos o grão com o óleo, assim ele libera menos amido e com isso fica mais soltinho”, reforça a chef da Cozinha Experimental Camil.

Proporção ieal

Para cada xícara de arroz branco, sempre utilize duas xícaras de água. “Essa regra é clássica e faz uma diferença enorme na hora de cozinhar o grão, assim, não há excesso de água e evita-se que o arroz fique empapado”, explica Ivy Oliveira. Para o arroz integral, a regra muda: são três xícaras de água para uma de arroz.

Panela parcialmente tampada

É importante manter a panela parcialmente fechada, uma vez que se tamparmos a panela totalmente o vapor da água não consegue sair de forma adequada, deixando muita umidade dentro da panela e com isso aumenta-se a chance de empapar o arroz. Já se não tamparmos a panela o vapor sairá rápido demais, o que pode deixar os grãos crus.

Não mexa

Ao mexer o arroz, os grãos poderão ser amassados ou quebrados. Esse processo deixa o arroz empapado, comprometendo o resultado. Ao final é importante tampar e deixar o arroz descansar por uns 5 minutos, assim, com a redução da temperatura evita-se que os grãos se quebrem com facilidade.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.