Ciranda de Receitas - Polenta com Ervilha - Menu Criativo - Receitas

18/08/2016

Ciranda de Receitas - Polenta com Ervilha

Mais uma Ciranda de Receitas por aqui! Para quem ainda não conhece, a ciranda acontece a cada 15 dias. Um grupo de blogueiras troca receitas para postar em seus respectivos blogs. Eu estou amando participar, pois estou conhecendo novos blogs, e podendo bater papo com blogueiras que eu já seguia e admirava. 
Um caso é a Adri, do Casa, Coisas e Sabores. Sigo o blog dela a algum tempo e adoro as fotos dela no instagram, então é um grande honra ceder meu espaço para ela:

É um prazer enorme chegar com mais uma receita nesse Menu Criativo! Obrigada por me receber, Ana Paula! Aqui, além de receitas deliciosas, tem dicas e curiosidades do mundo da gastronomia que deixam o menu de quem gosta de comer e cozinhar bem completo. Escolhi trazer de visita uma polenta com ervilha, facinha e muito gostosa. Basta um molho ou ragu para sair aquela refeição que faz carinho no estômago, rs. Recomendo ao leitor passear pelas receitas do Menu Criativo para encontrar o par dessa polenta!


(Rende 2 porções, como prato único)

1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite
1/2 xícara de ervilha escorrida (em lata)
1 e 1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite
3/4 de xícara de fubá
1 colher de sopa cheia de queijo ralado (parmesão ou outro da preferência)
Sal a gosto

Em uma panela em fogo médio, refogue a cebola no azeite até ficar transparente, junte o alho e refogue mais um pouco. Acrescente a ervilha, deixe refogar mais um pouco e amasse os grãos dentro da panela, de forma grosseira mesmo. 
Coloque a água e o leite e deixe ferver. Junte o sal e vá colocando o fubá aos poucos, em "chuva" e mexendo simultaneamente - sem parar - com um batedor de arame (fouet). 
Continue mexendo para cozinhar o fubá, é preciso ferver. Junte o queijo, mexa mais um pouco e sirva quente com o molho que preferir - sugestões: ragu de carne ou de linguiça calabresa.

8 comentários:

  1. Adorei aparecer aqui no seu cantinho, Ana Paula! Fizemos uma boa dobradinha esta semana com polenta e sopa de milho :) beijo grande e obrigada por me receber com tanto carinho! Adri

    ResponderExcluir
  2. Adoro polenta.
    Nunca fiz com ervilha. Belo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/creme-de-cebola.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Paula,

    Estou vindo lá do blog da Adri, onde vi a sua deliciosa sopa, rsrs. A polenta da Adri também deve ter ficado supimpa, eu sou muito fã dos pratos preparados por ambas!

    Beijoca

    ResponderExcluir
  4. adoro polenta, Adri! achei a combinação sensacional, vou provar, bjs

    ResponderExcluir
  5. Ana se eu tivesse visto ontem a sopa que você levou para Adri eu já teria feito, ontem congelei um monte de milho verde na fazenda. Adri que combinação essa, tipo porque nunca pensei nisso antes. Vocês abalaram na escolha!

    ResponderExcluir
  6. Que delícia de polenta da Adri, super cremosa e gostosa!! E a sua sopinha de milho também deu água na boca, delícia!! Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Uau, perfeito para o frio que tem feito por aqui, aliás, sopa e polenta são comidinhas de casa e reconfortantes, delícia!
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Ana Paula,
    Aqui em casa nunca faço polenta, porque só apreciamos a frita, especialidade de um famoso restaurante de Curitiba, quando temos oportunidade de consumir. Gosto é algo muito pessoal, não é mesmo?
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.