Como Conservar Ervas, Condimentos e Especiarias - Menu Criativo - Receitas

12/01/2018

Como Conservar Ervas, Condimentos e Especiarias

Todos sabem do meu amor às ervas, especiarias e condimentos. A maioria desses itens que uso, eu compro seco, à granel e guardo em potes com identificação. Adoro ter vários tipos e fazer misturas entre eles.
Mas é importante que esses ingredientes estejam bem conservados para darem todo seu aroma e sabor aos pratos, então é importante seguir algumas dicas:

tempero

Como conservar

O ideal é conversar seus temperos em frascos bem secos, em temperatura ambiente, em local fresco e escuro. (alguns ingredientes podem sofrer oxidação ou perda de coloração se exposto à luz) 
É comum ver prateleiras de temperos acima do fogão da cozinha, mas o calor afeta a qualidade dos produtos, então este não é o melhor lugar. Prefira uma gaveta ou armário fechado.

Eu gosto de comprá-los a granel em pouca quantidade, coloco pequenas porções em frascos pequenos identificados com o nome e a data de validade para facilidade de uso e, em seguida, armazeno o resto em sacos individuais (coloco a embalagem original com a data de validade dentro de um outro saco). Pressiono bem para sair a maior parte do ar e fecho.

Certifique-se de mantê-los secos, então não use colheres úmida para pegar seus temperos dentro dos potes e não coloque o pote perto do vapor das panelas. Também não use a mesma colher para pegar temperos diferentes para não contaminá-los com sabores diferentes.

Ao usar, teste o frescor

Olhe para a cor, ainda é rico e vibrante? Apesar dos temperos secos serem um pouco menos vibrantes que os frescos, ao ficar velho eles ficam bem desbotado e com aparência bem estranha. 

No caso das ervas, esmague ou esfregue-as entre os dedos. O cheiro é forte como deveria ser? Se o cheiro estiver muito fraco, provavelmente sua erva esteja velha ou ficou em um frasco mal fechado e com isso perdeu seu aroma. 
No caso dos condimentos e especiarias, eles estão soltos ou formaram um bolo duro? Se houver umidade ou o recipiente onde estiverem guardados for mal fechado eles formarão pedras duras que não são adequadas ao uso.

Aproveite muito todo esse mundo de sabores e aromas que os temperos tem a oferecer!

2 comentários:

  1. oi posso colocar os condimentos em potes de plastico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pode sim, o único problema é que os potes plásticos irão ficar com cheiro dos condimentos.

      Excluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.