Finger Food - Você Conhece? - Menu Criativo - Receitas

05/11/2018

Finger Food - Você Conhece?

Com o finger food você não precisa necessariamente de talheres nem deixa de ser elegante. Na tradução literal do inglês, as duas palavras significam “dedo” e “comida”, porém a expressão – que pode ser entendida como “comida para comer com os dedos” – vem se tornando uma opção interessante para todos os tipos de encontros e reuniões. 


Desde os piqueniques ao ar livre com as crianças, passando por pequenos grupos de amigos para receber em casa até recepções maiores e bastante sofisticadas.
Além dos imprescindíveis guardanapos, espetinhos, palitos, copos e outros utensílios pequenos facilitam a vida do convidado na hora de saborear pequenas porções de cada item do cardápio com uma ou duas mordidas. 
Aqui valem desde as miniaturas de tortas e quiches, lanches, saladas, bolinhos, espetinhos e doces até aquela receita preferida de carne assada cortada em pedacinhos e o risoto de família servido em recipientes que permitam ao convidado saboreá-los em pé.
O resultado é uma reunião muito mais moderna, divertida e descontraída, que possibilita maior liberdade a todos: o finger food dispensa a mesa posta, com lugares marcados, e também dá ao anfitrião mais tempo para as conversas.
Apesar de o clima desse tipo de encontro ser mais informal e de facilitar a tarefa de servir, vale a pena prestar atenção a algumas dicas para que seu encontro finger food seja um sucesso.

Escolha do Cardápio

O ideal são comidinhas mais leves, preparadas com antecedência, para que você também desfrute da ocasião.
Não precisa ser um cardápio completo, mas a degustação de vários “pratinhos”, que pode incluir antepastos, tortinhas, lanchinhos, porções de embutidos e queijos variados, espetinhos, saladinhas, caldinhos e sopas, sobremesas e até frutas e legumes incrementados.
Tudo para ser apreciado em um só evento e na porção e textura que as pessoas possam comer em pé e sem acidentes.
Tente compor um cardápio equilibrado, com cores, texturas e sabores variados (com comidinhas que podem ser consumidas em temperatura ambiente para facilitar).

Idéias Práticas

Como entrada de um jantar ou para compor a festa, utilize uma receita de sopa-creme que já faz sucesso na sua casa (de mandioquinha, de abóbora, de ervilha etc.) e sirva em potinhos de cerâmica ou porcelana, polvilhando um pouco de queijo parmesão ralado.
Corte diversos vegetais em palitos (cenoura, pepino e salsão são ótimas opções) e coloque-os dentro
de copinhos de aperitivo, com um pouquinho de sal grosso no fundo (apenas para dar apoio aos vegetais). Sirva com um molho para temperar os vegetais ou um patê.
Sobre minitorradinhas já prontas, coloque um pequeno pedaço de queijo brie e coloque um fio de mel. Leve ao forno médio alto (200°C), preaquecido, apenas para derreter levemente o queijo.
Prepare uma polenta cremosa tradicional, com um molho bem saboroso (bolonhesa, ragu, de linguiça
etc.) e sirva em pequenas cumbucas de porcelana.
Para a sobremesa, faça miniespetinhos de frutas variadas usando palitos de churrasco cortados ao meio. Coloque as frutas, apoie-os sobre pires pequenos e sirva com um pouco de calda de chocolate.

Criatividade para Servir

Alguns alimentos – lanches, tortinhas, canapés etc. – necessitam apenas de guardanapos, mas, conforme o cardápio escolhido, você precisará adaptar utensílios que já tem em casa – como tigelinhas, taças e copos – e, se for o caso, incluir palitos, potes descartáveis, colherinhas e garfinhos coloridos que incrementam a decoração do ambiente.
Disponha as travessas, bandejas, pratos e bebidas em pontos estratégicos do ambiente para que todos os convidados se sirvam sozinhos.
não se esqueça de guardanapos em quantidade suficiente (calcule no mínimo quatro unidades por
hora para cada pessoa), que podem ser decorados de acordo com o tema da festa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.