Batata Frita Congelada: Mitos e Verdades - Menu Criativo - Receitas

07/03/2019

Batata Frita Congelada: Mitos e Verdades

Queridinha de consumidores de todas as idades, as batatas fritas têm tantos fãs que existe até um museu em Bruxelas dedicado a elas. Porém, enquanto é uma grande paixão para muitos, há ainda quem as tenha como vilãs, sobretudo quando se trata das pré-fritas congeladas.


Para esclarecer os principais diferenciais dessa iguaria, preparamos a lista abaixo com mitos e verdades sobre o processo de fabricação, o modo de preparo adequado e o consumo dessas delícias:

As batatas congeladas não são feitas com ingredientes naturais

Mito. Mesmo existindo opções em formatos moldados, como Smiles e Emoticons, o produto é feito da própria batata, que é apenas manipulada para ganhar novas formas ou cortes, aproveitando todas as partes do tubérculo no processo de fabricação. Essa padronização facilita também o momento do preparo final, garantindo que todas as batatas fiquem prontas ao mesmo tempo, sem o risco de algumas queimarem, enquanto outras ficam cruas.

Quem busca uma dieta equilibrada não deve consumir esse tipo de batata

Mito. Basta ter moderação na frequência de consumo e no tamanho das porções de qualquer alimento ingerido para ter equilíbrio na dieta. Preparar um prato equilibrado com diversidade de nutrientes, legumes, verduras e proteínas, também conta pontos para manter a dieta em dia e deixar a batata frita compor uma refeição sem pesar na balança e na consciência.

Mesmo as batatas congeladas feitas ao forno são pré-fritas

Verdade. Todas as batatas fritas preparadas com congelamento prévio passam por um processo rápido de fritura anterior que facilita o preparo na casa dos consumidores. A dupla fritura é inclusive um método usado por grandes Chefs para manter uma crocância superior. E não significa que essas sejam menos saudáveis do que as batatas preparadas em casa. Inclusive, o processo rápido e com imersão completa em óleo chega absorver menos gorduras que muitas frituras caseiras, que levam mais tempo de imersão incompleta no óleo.

As batatas congeladas possuem conservantes

Parcialmente verdade. A maioria das versões no mercado não possuem. O processo de pré-fritura com o posterior congelamento em baixíssimas temperaturas é o que conserva as batatas por 18 a 24 meses antes do consumo final. Alguns produtos conseguem ser 100% batata e não levam nenhum conservante por isso. O importante aqui é ficar de olho nos rótulos e escolher produtos de qualidade.

As batatas devem ser descongeladas antes de irem ao forno

Mito. As batatas congeladas devem ir do freezer direto para o forno, quando este é o modo de preparo indicado, para evitar que percam a consistência.

Batatas congeladas perdem o sabor natural

Mito. Se a qualidade do alimento é observada desde o seu plantio, com a atuação de especialistas que cuidem do solo até o armazenamento do produto, aliando tecnologias que favoreçam o processo, é possível manter o alimento naturalmente gostoso mesmo após o seu congelamento. 

Batatas congeladas têm prazo de validade

Verdade. Em média, produtos congelados duram de 18 a 24 meses no freezer, mantidos a -18º C de temperatura. Verificar um prazo de validade válido antes de consumir e manter o armazenamento correto garantem um produto de qualidade de acordo com os padrões de cada fabricante.

Adaptado de: Food News

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.