Purê de Batatas - Menu Criativo

27/11/2012

Purê de Batatas

Amo receita com batata. Amo batata assada, frita, purê, de todo tipo! Acho que batata combina com tudo, é um elemento neutro na cozinha. Além de combinar com tudo, dá para fazer inúmeras variações com este ingrediente.
E nesta receita ainda ensino um jeito mais rápido de fazer o purê sem queimar os dedos tentando descascar as batatas! rs

receita de purê de batata

Purê de Batatas (Básico)
(Rende 4 porções - Tempo de Preparo: 30 minutos)

1Kg de batatas
água para cozinhar as batatas
1 colher cheia de sopa de sal
1 colher cheia de sopa de manteiga ou margarina
leite para dar o ponto (cerca de 1/2 a 1 xícara de chá)
sal a gosto

como fazer purê de Batatas

Descasque as batatas (descascar agora?? SIM! pra quê descascar depois de cozinhar e queimar as mãos?) e corte-as em tamanhos uniformes para que cozinhem por igual. Coloque-as em uma panela grande e cubra com água. Adicione 1 colher de copa bem cheia de sal e deixe cozinhar em fogo médio.

fazer pure de batata

Para saber se já estão cozidas, espete uma batata com um garfo, você tem que sentir a batata beeeem macia. Apague o fogo, escorra a água e volte as batatas cozidas para a panela. Amasse-as bem (ainda quente) com um amassador ou com um garfo grande.

purê batata

Depois de amassar bem as batatas, adicione a manteiga e mexa bem até ela derreter. Depois adicione o leite até ficar com o purê no ponto desejado. Tem gente que gosta de purê mais mole, tem gente que gosta mais durinho. Você escolhe.
Após adicionar a manteiga e o leite volte a panela ao fogo baixo mexendo bem por uns 3 minutos. Acerte o sal (cuidado que a batata já foi cozida com sal) e sirva bem quente!

Nenhum comentário:

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.