Polenta Mole com Ragu de Carne - Menu Criativo

03/03/2016

Polenta Mole com Ragu de Carne

A tempos estava com vontade de comer polenta mole, mas nunca conseguia fazer uma receita de polenta realmente boa, bem cremosa e lisinha. Aí pedi ajuda lá no snap (menucriativo) e algumas pessoas me deram umas dicas, mas a Eli (@eli_loumiranda) me ajudou ainda mais, me ensinando um passo a passo quase impossível de errar, então vou contar para vocês como fiz a melhor polenta da minha cozinha! rs
Ragu nada mais é que carne de panela, feita com caldo de carne e tão, mas tão macia, que desmancha. Desmancha mesmo, fica super macia e saborosa, é só ver a foto: 

DICA: Aconselho fazer primeiro o ragu, e depois a polenta, porque o ragu você pode esquentar novamente, mas o ideal é servir a polenta logo que ficar pronta.

receita de ragu

Ragu de Carne
(Rende 4 porcões - Tempo de Preparo: 1hora e 30 minutos)

800g de músculo cortado em cubos
200g de bacon cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de azeite
4 dentes de alho
2 cubos de caldo de carne
1 colher se sopa de molho de pimenta bravo Sakura (opcional)

Em uma panela de pressão em fogo médio, comece refogando o alho e o bacon no azeite. 

receita ragu carne

Depois coloque a carne e refogue até ela dourar.

 
Então coloque água até uns 2 dedos antes de cobrir a carne, acrescente os cubos de caldo de carne e a pimenta e cozinhe na pressão por 40 minutos.

como fazer ragu carne

Depois de 40 minutos, abra a panela, verifique se a carne está desmanchando (como podem ver na foto acima, a minha estava macia, mas ainda não estava desmanchando). Cozinhe por mais 40 minutos na pressão (verifique se ainda tem água ou se é necessário colocar um pouco mais de água).

polenta panela pressão

Abra a panela e verifique se a carne está bem macia, desmanchando (como podem ver na foto acima, nesta segunda vez minha carne já estava bem macia, desmanchando, mas tinha bastante água.)

polenta

Com um garfo, vá desmanchando ainda mais a carne. Se achar que tem muita água, o que foi meu caso, coloque a carne para ferver com a panela destampada até que fique com um pouco de molho (como podem ver na foto acima). 
Prove, acerte o sal se necessário. Sirva o ragu sobre a polenta mole.


Polenta Mole
(Rende 4 porções - Tempo de Preparo: 50 minutos)

200g de fubá
1,8 litro de água
1 colher de sopa de manteiga
sal, pimenta e ervas a gosto (usei sal, pimenta e uma pitada de semente de coentro em pó)

Primeira dica: Coloque o fubá em uma vasilha com 800ml de água. Mexa bem.

receita pratica

Em uma panela grande, no fogo alto, coloque 1 litro de água, a manteiga, sal, pimenta e ervas a gosto (na dúvida, não coloque muito, não se preocupe, você pode acertar o sal no final)

menu criativo

Quando a água ferver, abaixe o fogo para o mínimo. Pegue o fubá que estava hidratando, mexa bem e despeje (o fubá e a água que ele estava) na água que está fervendo. Vá mexendo sem parar. 
Sempre em fogo baixo, cozinhe a polenta por cerca de 40 minutos sem parar de mexer. 

modo de preparo

Então desligue o fogo, prove, acerte o sal se precisar e sirva bem quente.  #clubesakura

ragu e polenta

4 comentários:

  1. Eu faço de maneira semelhante, porem não mexo durante o cozimento, somente até levantar fervura após colocar o fubá. Abaixo bem o fogo pois a polenta segura muito a temperatura e tampo. Quarenta minutos depois esta pronta e bem lisinha. So não pode raspar o fundo da panela pq cria um casquinha. Aprendi com a minha nona. Não tem erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, minha mãe faz assim tb! Vou tentar da próxima vez!

      Excluir
  2. Essa panela que vc fez a carne eh a panela elétrica de pressão? Eu nao gosto de musculo, qual outra carne posso usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzanne! Eu fiz na panela de pressão elétrica sim.
      Sobre a carne, vc pode usar coxão duro ou coxão mole, fica ótimo também.
      ;)

      Excluir

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.