22ª Expo São Roque - Menu Criativo - Receitas

30/10/2014

22ª Expo São Roque

Estivemos em São Roque para cobrir a 22ª Expo São Roque, um evento com muitos vinhos e alcachofras! 

22 expo são roque
"A Expo São Roque é um evento que une diversão, gastronomia, compras, shows e diversas manifestações artísticas. É realizada, todos os anos, no Recanto da Cascata, uma grande área verde de mata preservada e toda a infraestrutura para receber seus visitantes. O grande foco da Expo é divulgar o potencial turístico da cidade, da produção local da alcachofra roxa e suas vinícolas.
Visitando a Expo São Roque você poderá apreciar diferentes pratos à base de alcachofra e aprender a preparar esta flor comestível de sabor marcante no Espaço Gourmet. Você também terá a oportunidade de conhecer os stands das vinícolas que, por gerações, fazem de São Roque sinônimo de vinho em todo o país" 

Eu que amo alcachofras (ah sim, e vinhos também) não podia deixar de ir até lá. Para quem ainda quiser dar uma passadinha na expo, aqui tem a programação desta última semana

pastel recheado de alcachofra

Logo na entrada demos de cara com pastel de alcachofra e resolvemos experimentar. Pagamos R$ 7,00 em uma pastel com 3 grandes fundos de alcachofra bem temperadas. Valeu a pena!
O local é bem grande, com lugares para se sentar e muito verde. Os locais de gastronomia são cobertos e bem divididos. 

receita acachofraconservas de alcachofras

Andando pelos stands experimentamos patês de alcachofra que estava muito bom!

delicioso patê de alcachofras

E a nossa surpresa do dia: Licor de Alcachofra. Ele é bem docinho no início e depois explode um amargor na boca. Eu gostei bastante, mas o marido por exemplo já achou parecido com xarope.
licor de alcachofras

De verdade eu imaginei que houvesse maior número de expositores de pratos com alcachofra, mas a verdade é que são 3 grandes restaurantes com muitos pratos diferenciados. Optamos por almoçar no que havia mais opções com alcachofra e olha, comemos muito muito bem! 

preparo de alcachofras

alcachofra recheada

No meu prato tem risoto de alcachofra, pastel de alcachofra (também estava ótimo), fundo de alcachofra empanado que estava de comer rezando! Divino! E alcachofra recheada de carne moída, que para dizer a verdade estava um pouco sem tempero.
Depois do almoço andamos até o pavilhão dos vinhos (uhull!) e começamos a experimentar. Cuidado! Eles servem um pouquinho de vinho para você degustar, mas são vários tipos e várias vinícolas, então você fica "alegre" rapidinho. rs
são roque terra do vinho

Acabei comprando 12 garrafas da Vinícola Frank. Adorei o prosecco deles e o vinho Moscato me conquistou. Para quem quiser, pode-se fazer visitas direto na vinícola e ainda almoçar no restaurante de lá! bom demais.


No geral foi um dia bastante agradável, o local é bem gostoso e nada melhor que passar o dia bebericando vinhos. Vale a visita!
vinhos frank são roque

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.