Arroz com Suã - Menu Criativo - Receitas

09/02/2015

Arroz com Suã

Eu morei 7 anos em Minas Gerais quando era pequena e acho que foi nesse período que me apaixonei pelos sabores das comidas. Minhas mãe fazia bolo, pé de moleque, e foi aprendendo muitas comidas mineiras que não largamos até hoje. 
Foi lá que ela aprendeu o arroz com suã. O suã é a parte da espinha do porco, e por conter tutano nos ossos, deixa o prato com sabor delicioso, mas com a textura macia, quase de um risoto.

receita de arroz com suã

Arroz com Suã
(Rende 2 porções - Tempo de Preparo: 1hora)

200g de pancetta 
6 pedaços de suã
1 xícara de arroz
sal e pimenta a gosto

Tempere o suã com sal e pimenta a gosto.

como preparar suã

Em uma panela de pressão, em fogo médio, frite a pancetta até ficar dourada. Eu prefiro usar pancetta ao invés de bacon porque o bacon tem muita gordura e pouca carne.

suã de porco

Depois de dourar a pancetta, adicione o suã e frite até dourar também. Deixe a carne bem douradinha, assim o arroz também vai ficar com uma cor dourada linda.

suã na pressão

Depois da carne dourada, adicione o arroz, mexa bem e coloque 3 xícaras de água. Quando ferver, tampe a panela de pressão, coloque em fogo baixo. Quando a panela começar a chiar, conte 5 minutos e desligue.

receita simples

Deixe a pressão sair sozinha, então abra a panela e mexa tudo. experimente o arroz. 
- Se estiver macio, e quase sem água, acerte o sal, a pimenta, aguarde 5 minutos e sirva. Se ainda houver água, deixe ferver em fogo alto até secar.
- Se não estiver macio, deixe cozinhar mais um pouco (se precisar, pode colocar um pouco de água). Experimente, acerte sal e pimenta, aguarde 5 minutos e sirva.

como usar panela de pressão

Fica bem molhadinho e douradinho:

receita deliciosa

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.