Guia Alimentar - 1. Como Comprar um Alimento Saudável - Menu Criativo

13/05/2015

Guia Alimentar - 1. Como Comprar um Alimento Saudável

Você já pensou se está comprando um alimento saudável, sem contaminação e de boa qualidade? E já parou para pensar se está manipulando este alimento corretamente? Se está mantendo a higiene durante o preparo e desta forma, a saúde de quem vai consumir?
Pensando nisso eu fiz uma série de posts chamados Guia Alimentar; um apanhado de informações que o Ministério da Saúde indica para que os alimentos sejam preparados com higiene de modo a proteger a saúde do consumidor: 

guia alimentar como ganhar dinheiro

Assim como nas indústrias, restaurantes, lanchonetes etc., lidar com alimentos em casa também exige  cuidados. Em primeiro lugar, é preciso ter muita atenção na hora da compra dos ingredientes. Uma comida segura e saudável se faz com alimentos frescos, livres de contaminação.
Veja o que é importante observar...

... na hora da compra
- Verifique se o estabelecimento comercial apresenta adequadas condições de conservação dos alimentos. 
A limpeza e a organização do ambiente são fatores importantes.
- Veja se os atendentes e manipuladores estão vestidos de forma adequada  à atividade que exercem.Os que manipulam alimentos devem usar touca,  e o uniforme deve estar limpo e bem conservado.
- Observe se os produtos estão acondicionados em prateleiras limpas e organizadas. Se encontrar produtos empilhados no chão, não compre.
- Alimentos congelados e refrigerados devem ficar armazenados na temperatura recomendada pelo fabricante, por isso é importante conferir o termômetro do refrigerador, freezer ou balcão frigorífico.
- Certifique-se da qualidade dos produtos. Verifique o prazo de validade, a identificação do fabricante e as condições da embalagem. Se ela estiver violada, amassada ou rasgada, não compre. No caso das latas, não compre nem utilize aquelas que estiverem enferrujadas, estufadas ou com qualquer outra alteração.
- Nos produtos não embalados ou acondicionados em embalagens transparentes, que permitem ver seu conteúdo, observe se os alimentos apresentam alteração na cor, na consistência, no aspecto e se há presença de matérias estranhas.
- Siga a ordem correta de compra: primeiro, os alimentos não perecíveis, como arroz, farinha, feijão; segundo, os alimentos perecíveis que são armazenados congelados, como massas e carnes congeladas ou sorvetes; por último, os perecíveis que são guardados sob refrigeração, como iogurtes, queijos e carnes. 
- Organize-se para que o tempo entre a compra dos alimentos perecíveis e seu armazenamento em casa não ultrapasse duas horas.
- Carnes pré-embaladas e congeladas, encontradas normalmente em supermercados, devem ser mantidas em refrigerador, freezer ou balcão frigorífico. Quando esses equipamentos estão fora da temperatura correta, ou quando são desligados à noite, formam água no chão, o que indica que os produtos não foram conservados na temperatura ideal.
- Observe se os alimentos congelados estão firmes e sem sinais de descongelamento, como acúmulo de líquido ou gelo por fora da embalagem.
- No caso de carnes e aves, verifique se a embalagem não está gotejando.
- No caso de ovos, confira se não estão quebrados ou rachados. 

Fonte: ANVISA

Um comentário:

  1. muito bom seu artigo se nos bestíssimos se alimentar corretamente
    nem precisaríamos torar remédios, alimentos low carb são os melhores!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.