Tema Criativo - Fondue - Menu Criativo - Receitas

15/06/2015

Tema Criativo - Fondue

E então o friozinho chegou mesmo né? Que delícia! Amo outono e inverno, sou uma pessoa do frio, daquelas que torcem para esfriar logo para poder me jogar no cobertor, nas pantufas e nas comidas deliciosas de inverno (ok, nas bebidas também, cof cof...).
Entre minha turma de amigos adoramos fazer sopas e fondue. E acredite, apesar de fondue ser algo muito simples, muitas pessoas nunca comeram por achar complicado de fazer ou terem dúvidas, então hoje teremos várias dicas e muitas receitas para todo o gosto: 

como fazer fondue de queijo ganhar dinheiro

A Fondue mais conhecida é a de queijo, mas ainda há variações de carne (que pode ser frita ou cozida em vinho aromático) e de chocolate como sobremesa. Vamos explicar os clássicos queijo e chocolate, ok?
Sim, você pode comprar aquelas caixinhas de fondue já prontos no supermercado, mas aposto que depois de fazer o seu em casa você vai gostar muito mais do sabor (e do preço tb!rs)

Sugestão de Acompanhamentos para a Fondue Salgada:
Pão italiano em cubos
Batata bolinha cozida (a batata deve ser cozida em água e sal COM casca)
Legumes cozidos
Tomate cereja
Salsicha picada
Cebola do tipo bolinha
Camarão cozido

Fondue de Queijo Clássica 
1 dente de alho
1 taça (150ml) de vinho branco seco
200g de Queijo Emmental
250 de Queijo Gruyère
1 colher (sopa) de noz-moscada moída

Rale os Queijos Emmental e Gruyère ou corte em cubos bem pequenos. 
Coloque a panela em fogo brando e com um garfo esfregue o dente de alho no fundo e nas bordas de panela. Coloque então o vinho e os queijos na panela. Mexa lentamente com uma colher de madeira até o vinho e os queijos formarem uma massa homogênea e cremosa. Adicione a noz-moscada, mexa mais um pouco e leve à mesa sobre a chama do rechaud.

Fondue de Queijo Gorgonzola
1 dente de alho
1 taça (150ml) de vinho branco seco
400g de queijo gorgonzola
1 pote de requeijão
1/2 caixinha de creme de leite 
1 colher de sobremesa de noz-moscada moída

Coloque a panela em fogo brando e com um garfo esfregue o dente de alho no fundo e nas bordas de panela. Coloque então o vinho, os queijos e o creme de leite na panela. Mexa lentamente com uma colher de madeira até formarem uma massa homogênea e cremosa. Adicione a noz-moscada, mexa mais um pouco e leve à mesa sobre a chama do rechaud.

Fondue de Queijo e Ervas
1 dente de alho
1 taça (150ml) de vinho branco seco 
1 caixinha de creme de leite
1 copo de requeijão
300g de queijo muçarela ralado
100g de queijo provolone ralado
1 colher de sobremesa de noz-moscada moída
1 colher de sopa cheia de tempero ervas finas desidratadas 

Coloque a panela em fogo brando e com um garfo esfregue o dente de alho no fundo e nas bordas de panela. Coloque então o vinho, os queijos e o creme de leite na panela. Mexa lentamente com uma colher de madeira até formarem uma massa homogênea e cremosa. Adicione a noz-moscada e as ervas, mexa mais um pouco e leve à mesa sobre a chama do rechaud.

Quero fazer algo diferente, como escolher os queijos? amiguinha, você pode escolher de acordo com seu paladar. Segue abaixo algumas explicações sobre os queijos mais indicados para a fondue:

Edam – Queijo muito popular na Holanda, comercializado em feiras livres e normalmente no formato de uma bola. Sabor suave, aromático e um pouco adocicado. 
Emmental – Queijo duro, amarelo- claro, de sabor suave. Ideal para ser fundido após seis meses de cura. Um clássico dos alpes suíços.
Gruyere - Queijo de massa cozida, de textura semidura, plena de olhaduras (buraquinhos), a maioria do tamanho de uma avelã. Seu sabor é suave e adocicado, lembrando o sabor de leite maltado e aroma de amêndoa. 
Gouda - Conhecido mundialmente, é de origem holandesa. No Brasil, é um queijo produzido de forma similar ao queijo prato, mas tem características típicas como massa mais macia, sabor suave ligeiramente adocicado, textura macia e casca fina. 
Provolone - Tem sua origem na região da Lombardia na Itália. É um dos queijos mais conhecidos do mundo. São amarrados com cordas ou redes sintéticas e secam pendurados, depois são defumados até se obter a cor desejada da casca. O provolone envelhecido de 2 a 3 meses é flexível e aveludado, com uma casca fina e encerada, e é conhecido como provolone doce ou suave.
 
fondue de chocolate

Sugestão de Acompanhamentos para a Fondue Doce:
Frutas como: morango, uva, banana, kiwi, melão, etc.
bolacha do tipo waffle picada
marshmallow
bolo pronto assado
 
Fondue Clássica de Chocolate
500g de Chocolate Meio Amargo OU 250g de meio amargo e 250g de chocolate ao leite
400ml de creme de leite fresco
30ml de licor de cacau OU licor de laranja 

Em uma panela, coloque o chocolate e o creme de leite fresco, leve ao fogo baixo até dissolver e formar uma mistura homogênea, mexendo sempre. Em seguida acrescente o licor, mexa rapidamente e desligue o fogo. Em seguida coloque numa panela de fondue e sirva.

E se eu quiser fazer uma fondue doce sem chocolate? Ainda assim temos opção! Dá uma olhada nessa receita:


Fondue de Morango
500 g de morangos lavados e limpos
1 xícara (chá) rasa de açúcar
¼ xícara (chá) de Molho Cremoso a Base de Vinagre Balsâmico Castelo
1 caixinha de creme de leite light (200g)


Bata os morangos no liquidificador e coloque em uma panela com o açúcar e o Molho Cremoso a Base de Vinagre Balsâmico Castelo e leve ao fogo, mexendo até ficar com consistência de geleia mole.

Fontes: Quatá, Mavalério, Allfood, Queijos Regina

2 comentários:

  1. Amo todos os tipos ... com boa cia, então?! Perfeito!
    Esse de morango é novo pra mim. Deve ficar fantástico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, sempre bom fazermos qualquer coisa em boa cia né??
      O de morango foi novo pra mim também!
      Bjos

      Excluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.