Tipos e Usos do Vinagre - Menu Criativo - Receitas

19/07/2016

Tipos e Usos do Vinagre

Vocês já repararam quantos tipos diferentes de vinagre existem? Eu mesma, que pouco consumo (por conta de uma intolerância) fico perdidinha na hora de comprar vinagre. São tantas opções que fui pesquisar a diferença entre eles e de quebra, a Castelo Alimentos ainda me ajudou, então deixo a dica de qual tipo de vinagre é mais adequado para cada preparação. Confere só:
como vinagre
Vinagre balsâmico
Produzido a partir do envelhecimento lento do vinagre de vinho tinto e extratos vegetais de madeira, o aceto balsâmico é um tipo de vinagre com consistência mais encorpada, de sabor agridoce e aroma amadeirado. Versátil, o balsâmico proporciona um sabor sofisticado às saladas, entradas e antepastos, e pode ser reduzido no fogo até caramelizar e se transformar em molho para carnes e legumes grelhados ou ainda em caldas de sobremesa. 
Acidez: cerca de 5,5%

Vinagre de maçã
Trata-se de um dos vinagres mais saudáveis por preservar as propriedades nutricionais da fruta. O vinagre de maçã se destaca pelo seu sabor suave e aroma frutado, portanto é ideal para temperar saladas, vinagretes, molhos diversos, preparo de conservas e sucos detox. 
Acidez: cerca de 4%

Vinagre de vinho tinto
Trata-se de vinagre de aroma frutado e sabor suave, indicado para saladas, pratos frios, molhos tipo vinagrete, gaspacho, marinar carnes, entre outros. 
Acidez: cerca de 4%  

Vinagre de vinho branco
Vinagre de aroma mais suave é indicado para saladas, deixar escabeches mais tenros, para temperar recheio de sanduíches, picles, conservas, molhos condimentados (como catchup, mostarda, barbecue), molho holandês, marinar aves, preparar ovos pochê, entre outros. 
Acidez: cerca de 4%

Vinagre de arroz
É um dos principais temperos da culinária japonesa e asiática. De sabor neutro e levemente adocicado, o vinagre de arroz não pode faltar no preparo de sushis, conservas e entradas orientais, molho agridoce de rolinho primavera e robatas (espetinhos), entre outros.   
Acidez: cerca de 4%

Vinagre de álcool
Produzido a partir da fermentação do sumo de cana-de-açúcar, o vinagre de álcool pode ser encontrado nas versões colorida, clara e saborizadas com adição de sucos de frutas ou óleos essenciais, como limão, hortelã, alho e ervas finas. Por ter sabor neutro e acidez menor é indicado para o preparo de conservas, saladas, tempero de carnes, peixes e aves.
Acidez: cerca de 4%  

Eu uso MUITO o vinagre de álcool na limpeza de casa. Uso para borrifar nos sapatos, assim eles não mofam nem ficam com cheiro quando guardados, limpo jaqueta de couro que acaba mofando se guardada úmida, passo no chão, limpo banheiro... se vocês pesquisarem no youtube, vão ver inúmeros usos para o vinagre!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.