Temperos, Aromas e Sabores - Menu Criativo - Receitas

22/11/2016

Temperos, Aromas e Sabores

Sabe quando você sente o cheiro daquele tempero que te faz lembrar sua infância, ou um local onde esteve? É disso que venho falar hoje, de temperos típicos.
Alguns locais, regiões ou até famílias/pessoas tem o seu tempero típico. Aquele ou aquela mistura que só de sentirmos o aroma ou o sabor nos faz lembrar.
Quem não se lembra da vó ou da mãe cozinhando quando sente o cheirinho de cebola e alho fritando... 


E algumas regiões ou países tem seu próprio cheiro, seu próprio sabor, e para quem tem dúvida de como usar temperos, ervas e condimentos, que tal começar tentando usar os mesmos temperos que estas regiões? Vai ver mora uma pessoa cheia de aromas aí dentro de você doida para ser descoberta:

A culinária cajun, que chegou aos EUA pelos franceses que chegaram pelo Canadá, usa, em geral, cominho, páprica, muita pimenta e orégano em seu tempero. 

A cozinha grega usa muito alho, um pouco de pimenta, orégano, salsinha e alecrim.

No sudeste asiático, como Indonésia, Tailândia e também na Índia, o tão conhecido curry é composto por cominho, sementes de coentro, açafrão, cardamomo, canela, pimenta e limão.

Na culinária típica Italiana, além do nosso tradicional refogado de cebola e alho, usam muitas ervas como manjericão, orégano, manjerona, tomilho e alecrim.

 A comida mexicana além do já conhecido uso da pimenta, usa também páprica, cominho e muita cebola.

E agora, que tal tentar usar temperos diferentes? Comece com uma pitada e descubra novos aromas!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.