Como usar Ervas e Especiarias - Menu Criativo - Receitas

19/01/2017

Como usar Ervas e Especiarias

Já ouvi muitas pessoas dizerem que não sabem usar temperos, que tem medo do sabor da erva não combinar com a receita, e coisas desses tipo.
Devemos ter em mente que as ervas, especiarias e condimentos devem ser usados para ressaltar o sabor do prato que estamos fazendo. Devemos sempre tomar cuidado para não mascarar o sabor da comida. 
Hoje trag algumas dicas para você começar a se aventurar neste mundo de aromas e sabores que eu tanto amo!



1. Ervas e especiarias podem ser misturadas e algumas até se complementam, mas se você está começando agora, comece usando-as separadamente e então comece a conhecer o sabor e aroma de cada uma delas.

2. As ervas secas devem ser esmagadas antes do uso, para uma liberação maior de sabor. As frescas não precisam desse procedimento.

3. Não polvilhe diretamente o tempero sobre a comida, pois você corre o risco de cair muito mais do que você realmente precisa. Use uma colherzinha ou vá colocando pequenas pitadas.

4. As especiarias e ervas secas podem ser adicionadas durante ou no fim do preparo da receita, porém as ervas frescas devem sempre ser adicionadas após o preparo, para que permaneçam com cores e frescor inalterados.

5. Temperos quase sempre são descritos em receitas par adicionar "a gosto". Comece com pouco, deixe cozinhar alguns minutos e prove, perceba se sente o sabor do tempero que colocou e então decida se irá colocar mais ou não. Mas sempre comece devagar e prove, pois alguns temperos, como o cominho, tem o sabor muito pronunciado e só uma pitadinha basta para dar sabor ao prato.

6. Cuidado com as pimentas, que tendem a aumentar a ardência conforme o tempo de cozimento. Neste caso, menos é mais.

Algumas misturas que dão certo:


No feijão: Louro + Semente de Coentro + Cominho (muito pouco!)

No arroz: Louro + Tomilho

Nas batatas: Tomilho + Alecrim + Orégano

Em purês (de batata, batata doce, abóbora, etc.): Noz Moscada + Alho em pó

No molho de tomate: Manjericão + Orégano

No frango: Páprica + Alho em pó + Salsa

Na carne de porco: Alecrim + Pimenta

Na carne de boi: Semente de Coentro + Páprica

Em doces: Canela + Cardamomo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.