Como Fazer Hambúrguer Artesanal Caseiro - Menu Criativo - Receitas

05/05/2017

Como Fazer Hambúrguer Artesanal Caseiro

Nada mais suculento do que um hambúrguer feito em casa. Atualmente as carnes congeladas de caixinha têm dado lugar a iguarias com toque gourmet, um dos lanches prediletos do brasileiro. Para degustar um sanduíche daqueles, basta passar no mercado e comprar alcatra, contra-filé e outras carnes para fazer um blend perfeito com cortes magros e gordos, em uma proporção equilibrada que confere mais sabor.

Foto by Niklas Rhöse | Unsplash

O bife arredondado frito tem seus primeiros registros na região dos Bálcãs e oeste da Turquia, no início do século XIX. Apesar da fama da origem norte-americana, o hambúrguer vem de Hamburgo, na Alemanha: os imigrantes trouxeram o “bife ao estilo hamburguês” para os Estado Unidos também no século XIX. Com o tempo, foi acrescentado o pão para compor o sanduíche mais famoso do mundo.

Sim, é possível preparar um hambúrguer profissional: anote os ingrediente e o modo de preparo desse prato super prático e gostoso!
Passo a passo: como preparar um hambúrguer gourmet em casa


1º passo: Comprando as carnes


Na hora de comprar suas carnes, dê preferência sempre a estabelecimentos comerciais de sua confiança. Você vai precisar de mais de um tipo de carne até chegar ao sabor e consistência ideais. É preciso equilibrar a quantidade de gorduras nesse tipo de prato. Você vai precisar de:

  • Meio quilo de alcatra (confere maciez)
  • Meio quilo de contra-filé (confere a gordura necessária para dar sabor)

Solicite ao açougueiro para limpar bem as carnes e moê-las juntas duas vezes. Isso vai facilitar bastante na hora do preparo e já fazer o blend necessário. Esta receita rende 12 porções. 


2º passo: Moldando os bifes


Ao chegar em casa, separe a carne moída e modele-as na forma circular: neste momento não é necessário acrescentar tempero ou sal. Pegue cada bolinho e, jogando de uma mão para outra, bata bem o bife para jogar ar para seu interior, o que vai impedir os sulcos de “escaparem” na hora de fritar. O tamanho do hambúrguer dependerá do tamanho do pão: caso sejam brioches, o bife será menor; já o pão tradicional de gergelim pede uma carne maior.


3º passo: Temperando a carne


É hora de temperar os bifes com sal a gosto e pimenta do reino. Salpique bem e distribua os temperos de forma homogênea dos dois lados do hambúrguer.



4º passo: Fritando o hambúrguer



Pré-aqueça uma frigideira em fogo médio-alto por aproximadamente cinco minutos. Em seguida, coloque os bifes para fritar. Antes de virar, aguarde alguns momentos até surgir uma casquinha na superfície do hambúrguer. Selar a carne é fundamental para impedir que o calor expulse os sulcos das fibras, responsáveis pelo sabor e pela maciez.

Enquanto frita, fure os hambúrgueres e jogue margarina derretida por cima. Utilize uma escumadeira para pressionar a carne contra a frigideira, para cozinhar bem. Após um lado estar completamente selado, coloque mussarela, cheddar ou outro queijo de sua preferência. Jogue um pouco de água e abafe a frigideira com uma tampa para derreter o queijo. Incremente com salada, molhos e pronto, seu hambúrguer artesanal está perfeito para ir para a mesa!

3 comentários:

  1. Parabéns, o conteúdo é excelente e com certeza vai me ajudar muito!

    ResponderExcluir
  2. muito legal vou fazer...obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. muito bom obrigado, meu ajudou muito!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.