A Tilápia ou Saint Peter veio pra Ficar - Menu Criativo - Receitas

12/03/2018

A Tilápia ou Saint Peter veio pra Ficar

Uma conquistadora nata. É assim que a gente pode definir a tilápia, espécie que encabeça, com folga, a lista dos peixes de água doce mais criados e comercializados no Brasil – a produção saltou 223% entre 2005 e 2015, totalizando mais de 219 mil toneladas anuais. 

tilápia
Foto: https://goo.gl/hAACjs

O ingrediente principal para esse sucesso foi a aceitação e demanda do consumidor. Olha os atrativos para o freguês: carne branca, magra e suave, sem odor intenso, capaz de render filés sem espinhas. Até criança gosta. E ainda tem o custo/benefício. 

O peixe, vendido também como Saint Peter por aí faz com que o Brasil esteja entre os dez maiores produtores de tilápia do planeta, ranking liderado pela China. Por aqui, destacam-se polos de cultivo no Paraná, em São Paulo e no Ceará. A tilapicultura movimenta a economia nessas praças.

É hora de sair dos tanques, passear pela feira ou pelo supermercado e seguir, finalmente, para a cozinha ou o restaurante. Afinal, quando o assunto é nutriente, o que é que a tilápia tem? “A composição nutricional varia de acordo com o que o peixe consome, mas podemos dizer que, em geral, ela é um pescado magro, fonte de proteínas e gorduras insaturadas”, destaca a zootecnista Érika Furlan, do Instituto de Pesca de São Paulo. Essa equação “menos calorias, mais proteínas” virou inclusive chamariz para a turma fitness, ávida por turbinar os resultados da malhação.

A nutricionista Renata Guirau, da rede Oba Hortifruti, pesca outra virtude do peixe. “Ele oferece fósforo, um mineral tão importante quanto o cálcio para a saúde óssea.” São predicados que, ao lado de uma boa procedência e respeito às regras sanitárias, jogariam a favor de a espécie ser mais uma opção à mesa do brasileiro – que ainda deixa a desejar no consumo de pescados. A ideia não é que ela monopolize o cardápio, mas possa dividi-lo com peixes marinhos e outros de água doce 100% tupiniquins, caso de pintado, tambaqui.

E agora algumas dicas especiais para você comprar e preparar este pescado. Olha só:


4 conselhos para a receita ficar bacana

Procure estabelecimentos de confiança e selos de inspeção sanitária na embalagem.
Evite o produto se notar que os filés estão colados ou há gelo solto dentro da embalagem.
Tilápia combina com: limão, orégano, coentro, açafrão, mostarda e pimenta-do-reino.
A exemplo de outros peixes, não deixe demais no forno ou na panela. Senão resseca.
receita saint peter
(Infográfico: Ana Cossermelli/SAÚDE é Vital)
Fonte de pesquisa: https://goo.gl/fGtCXJ

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.