Como Conservar Legumes da Maneira Correta - Menu Criativo - Receitas

02/05/2018

Como Conservar Legumes da Maneira Correta

Para preparar refeições boas e seguras, é essencial manter a qualidade dos alimentos que você compra de fornecedores e do supermercado. Conservando os legumes de maneira correta, você evita riscos de contaminação, perdas e prejuízos. Além disso, aqueles que têm restaurante, também garantem a satisfação do cliente que comerá um alimento fresco e bonito. Por isso, especialistas da Unilever Foods Solutions preparam dicas para ajudar você a saber quais são as melhores formas de conservação dos alimentos.

congelar legumes

Como conservar legumes de maneira correta?

Os produtos que não precisam de refrigeração e serão usados rapidamente devem ser colocados em local limpo, fresco e arejado. É essencial manter os tipos separados para evitar a contaminação cruzada: por exemplo, abobrinhas não devem estar em contato com uma caixa de cenouras.
Os alimentos que serão refrigerados devem ser higienizados e guardados corretamente, de acordo com as orientações de temperatura de cada produto. Além disso, é importante checá-los constantemente e retirar as partes que já estiverem em fase de degradação.

É possível congelar qualquer tipo de legume?

Todos os legumes podem ser congelados, mas para que eles não percam cor, sabor e textura é importante fazer um pré-cozimento antes de colocá-los no freezer.
Esse processo acontece da seguinte maneira: o vegetal é cozido até ficar "al dente". Depois, é posto na geladeira ou mergulhado em água gelada para interromper o cozimento. Em seguida, ele é deixado para escorrer, embalado e, por fim, congelado.
Dessa maneira, o alimento conserva suas características originais. Legumes que forem servidos crus e em saladas não devem ser congelados.

Qual a melhor embalagem para congelar legumes?

Para evitar a contaminação depois da lavagem, os alimentos devem ser armazenados em filmes plásticos ou em embalagens de plástico secas e próprias para esse fim. Para os donos de restaurantes, o prazo que os legumes podem permanecer congelados é estipulado pela legislação em vigor na cidade do estabelecimento. Geralmente - na sua casa - você pode congelá-los com segurança por até 30 dias em temperaturas entre -12°C e -18°C.

Por que a escolha do fornecedor influencia na conservação do legume?

Em nada adianta seguir à risca todas as recomendações de conservação, se o produto entregue já estiver em processo de degradação por ter sido colhido há dias. Para evitar que ele estrague rápido, é importante garantir a entrega do alimento mais fresco possível. Do contrário, será difícil manter os legumes em condições de uso pelo tempo necessário.

Trabalhando no mercado de alimentos desde 1880 e presente em 74 países, a Unilever Foods Solutions ajuda chefs e cozinheiros ao redor do mundo a servirem refeições gostosas que fazem com que seus clientes voltem sempre. No site unileverfoodsolutions.com.br você encontra mais ideias, dicas e inspirações para empreendedores e apaixonados por gastronomia.

Fonte e Foto: Assessoria

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.