25 de Agosto - Dia do Miojo - Menu Criativo

24/08/2018

25 de Agosto - Dia do Miojo

Você sabia que amanhã (25/08) é o dia do Miojo? O macarrão instantâneo feito em poucos minutos é amado ou odiado por muitas pessoas, mas a verdade é que todo mundo já ouviu falar no tal miojo. 
Para os que amam, há discussões pela preferência de sabor (tomate ou galinha caipira?) e pelo modo de preparo (com ou sem água?)
E por mais que eu prefira alimentos mais naturais, eu não posso negar que amo o miojo de tomate da Turma da Mônica! (Aliás, podiam passar o sabor de tomate suave para tomate forte. rsrsrs)

Foto: Nissin

Você Sabe como o Miojo é Feito? 

O primeiro passo da fabricação do macarrão é como uma massa normal. Nessa primeira etapa seus ingredientes são misturados conforme o tipo de massa desejado. A massa em seguida é modelada em pequenos bicos, sendo em seguida transportadas por uma esteira até uma espécie de forno onde é cozida no vapor. 
O segredo não termina aí, enquanto esfria no prolongamento da esteira, o macarrão é dobrado nas porções para ser vendido, conforme o fabricante. Até aí é o processo é muito parecido com as massas tradicionais.
Agora vem a diferenciação do mojo: Após perder boa parte de seu calor, ela passa por um processo de fritura com o intuito de desidratar a massa. Funciona assim: o óleo expulsa as partículas de água no macarrão e no tempero. Em seu lugar, ficam microcavidades. O miojo cru, portanto, é cheio de buraquinhos microscópicos, que voltam a ser preenchidos quando ele é exposto a água quente, deixando o macarrão macio e formando o caldo.
Depois disso, o produto vai para o setor de embalagem, é também nessa etapa que é adicionado o pacote com o sabor de acordo com a linha comercial escolhida pela empresa.

Por passar pelo processo de fritura, o miojo se torna mais calórico do que os tradicionais, em geral, aproximadamente 30% de calorias a mais. Outro ponto a ser considerado, é o nível de sódio que existe na massa e no tempero pronto, em geral, apenas uma porção chega a ser suficiente para quase toda a recomendação diária de ingestão.

Adaptado de O Sabicão

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.