Conheça Vinhos com Aromas de Flores para brindar a Chegada da Primavera - Menu Criativo - Receitas

25/09/2018

Conheça Vinhos com Aromas de Flores para brindar a Chegada da Primavera

Que a Primavera é considerada a estação das flores isso ninguém pode negar. Para fugir do óbvio e brindar a chegada da estação no sábado passado (22), a Evino decidiu inovar e contar um pouco sobre os curiosos e deliciosos aromas florais que podem ser encontrados nos vinhos.

Ao contrário do que alguns possam imaginar, os aromas que encontramos nos vinhos não são adicionados à parte, eles surgem durante o processo de produção da bebida e durante a transformação da uva em álcool. Os aromas florais costumam ser delicados e podem passar despercebidos pela falta de familiaridade com o cheiro.

vinhos

"Assim como os aromas de frutas, os aromas florais são primários, resultantes do tipo de uva escolhido para a elaboração do vinho. Identificá-los pode parecer fácil, mas é sempre um desafio e uma brincadeira bem divertida de se fazer", explica Natália Cacioli, sommelière da Evino.

Ficou curioso? Conheça abaixo tipos de vinhos que exalam perfumes florais e entenda as suas principais diferenças.

Rosas

O aroma de rosas é bastante comum no Valpolicella, vinho tinto com denominação de origem controlada produzido na província de Verona, na Itália, além de vinhos elaborados a partir das uvas Moscato, Torrontés ou Nebbiolo.

Rosas secas

Principalmente encontrados em vinhos com a uva Tempranillo, considerada a uva tinta mais importante da Espanha.

Violeta

Comum em tintos mais leves e frescos, como Pinot Noir, uva originária da França, mais especificamente da região da Borgonha, cultivada há mais de dois mil anos e produz alguns dos vinhos mais elegantes do mundo, além da clássica Merlot, uma das uvas tintas mais usadas no mundo na produção de vinho.

Hibisco

O aroma da flor de hibisco normalmente pode ser encontrado em alguns vinhos Primitivos por aí. Vale citar que essa uva é muito fácil de beber e, por isso, costuma ser muito apreciada pelos brasileiros.

Flor de laranjeira

Esse aroma é muito comum em rótulos a partir das uvas Moscatel, nome dado a um grupo de variedades de uva bastante adocicada, além de Pinot Grigio, uva originária da Borgonha, conhecida por ser uma mutação da Pinot Noir, produz vinhos com aromas ricos e condimentados.

Sobre a Evino

Um dos maiores e-commerces e aplicativos de vinho do país e maior importadora de vinhos franceses e italianos, a Evino nasceu para oferecer oportunidades únicas, com a melhor seleção de vinhos, ao melhor preço, através da melhor experiência de compra, sempre quebrando barreiras e criando conexão entre pessoas por meio do vinho.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.