Tipos de Tapioca - Menu Criativo - Receitas

22/10/2018

Tipos de Tapioca

Recentemente (talvez não tão recente assim) a tapioca caiu no gosto do brasileiro, dos grandes chefs de cozinha e assumiu lugar de honra em todas as mesas: das mais simples às mais sofisticadas. 
Muito vista em forma de panqueca, com recheios mil, e famosa pela crepioca, a tapioca também é usada em outros quitutes, doces e salgados, como o curau de tapioca. Deu vontade de experimentar?
Então, conheça um pouco mais sobre essa delícia:


Tapioca Fresca ou Goma de Tapioca

É o amido fresco, extraído da mandioca. Branco e úmido, pode ser encontrado em feiras livres e deve ser utilizado assim que comprado ou no dia seguinte. Já vem pronto para o preparo da tapioca. Mantenha na geladeira até o momento de usar, pois fermenta rapidamente.

Polvilho

É a forma seca da tapioca fresca. Consiste em um pó branco e fino, encontrado em duas versões: no polvilho azedo, o amido passa por uma fermentação antes da secagem. No doce, ele apenas seca. 
Este ingrediente é fundamental para o preparo de biscoitos e do pão de queijo, tradicional receita mineira. É também uma alternativa prática para fazer a tapioca.

Tapioca Granulada

De coloração branca perolada, vem em pequenos grânulos, como um sagu quebrado. Necessita de hidratação, antes de ser utilizada em receitas como o bolinho de estudante ou o pudim de tapioca.

Tapioca Flocada

Semelhante à farinha de milho, porém, branquinha. É bastante usada para o preparo de mingaus e papas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.